IMPRENSA
17 de August de 2021 - 09h13

A- A A+

MPEs percebem a necessidade de investir em educação executiva para qualificar profissionais, aponta IEL

Aulas de curta duração são as preferidas por não atrapalhar a rotina e para que os conhecimentos sejam colocados em prática mais cedo. Os temas de cursos mais buscados são liderança e gestão

 

As empresas de pequeno e médio porte têm percebido a importância e a necessidade de investirem na formação e aperfeiçoamento de seus profissionais para acompanhar as mudanças do mercado. De acordo com pesquisa do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), realizada em 2021, 35% das MPMEs ouvidas já oferecem programas de qualificação para que os trabalhadores sejam mais empreendedores e focados na solução dos desafios da vida corporativa.

 

Realizada a partir de entrevistas com profissionais de cargo gerencial e direção de 400 empresas, a pesquisa do IEL traça um retrato dos formatos e duração de cursos de educação executiva mais procurados e aponta as principais razões de essas empresas estarem apostando no aprimoramento de seus profissionais.

 

“Os insumos mostram as necessidades reais das empresas, que sabem que precisam aprimorar o desempenho dos funcionários. A preferência pelo ensino presencial, por exemplo, ainda existe, mas os executivos também aprenderam a dar oportunidade ao on-line e isso incentiva a transformação digital dentro das empresas”, explica o gerente de Educação Executiva e Corporativa do IEL, Jackes Oliveira.

 

A pesquisa mostra, por exemplo, que - entre as empresas que já ofertam os cursos (156) - o formato remoto é o mais comum para gerentes e diretores, apontado por 55% das MPMEs. Já os formatos presencial e híbrido são oferecidos, respectivamente, por 25% e 20%, pelos consultados.

 

Entretanto, como parte da pesquisa, o IEL também buscou entender qual é o formato ideal no ponto de vista dos entrevistados e o resultado é diferente do que oferecem. Apesar da maioria ter aderido ao modelo on-line, 54% ainda prefere o ensino presencial. Enquanto, apenas 39% gosta do remoto e 7% do híbrido.

 

“O formato remoto é apropriado para executivos porque oferece mais comodidade e flexibilidade. Poder acessar de casa, no horário em que estiver disponível, é fundamental para profissionais que ocupam cargos altos nas empresas e têm rotinas corridas”, explica Oliveira.

 

“Em contrapartida, os cursos presenciais são os preferidos por possibilitar mais foco e concentração, já que você fica imerso em um ambiente propício. O contato com outros profissionais da área e as trocas de conhecimento, quando as dúvidas surgem, também são razões que fazem com que os profissionais gostem mais do método presencial”, completa o gerente.

 

Cursos rápidos sobre liderança e gestão estão no topo da lista

 

Outro ponto abordado na pesquisa do IEL é o tempo de duração dos cursos de educação executiva que mais agrada os micros e pequenos empresários. Cursos rápidos, com até 16 horas, são os preferidos porque compromete menos tempo da jornada de trabalho e permite que os conhecimentos sejam aplicados no dia a dia o quanto antes.

 

Já no que diz respeito aos temas que os entrevistados consideram mais importantes na capacitação de diretores e gerentes, 40% escolheram cursos sobre liderança, 28% gestão e 16% estratégia.

 

Jackes explica que isso se deve ao fato de que “empresas são feitas de pessoas. De nada adianta você possuir as melhores tecnologias e estratégias se o seu time não consegue seguir em frente, e desta forma, promover o desenvolvimento da liderança faz todo sentido para que se crie convergência entre a estratégia e quem vai conduzir todo o processo de implementação”.

 

Além disso, a pesquisa ainda mostra que é comum as empresas pagarem os cursos de forma integral para os funcionários. Das 156 entrevistadas que oferecem programas de capacitação em educação executiva, 78% pagam o valor total e 14% pagam metade do preço dos cursos. 

 

IEL oferece cursos e programas de educação executiva

 

A educação executiva é focada em habilidades corporativas importantes para que uma pessoa conduza bem uma empresa. As principais competências a serem desenvolvidas são o espírito de liderança, orientação da equipe, proatividade, gestão eficiente, solução de conflitos, tomada de decisões eficientes, baseado em valores éticos e morais.

 

A partir das informações coletadas na pesquisa, o IEL identificou as necessidades das indústrias e lançou a plataforma de Educação Executiva em fevereiro de 2021, na qual oferece serviços que podem ser adquiridos por empresas, para melhorar o desempenho das equipes; e por indivíduos que buscam se destacar no mercado de trabalho.

 

No site, também é oferecido um plano de assinatura para desenvolvimento de soft skills – competências emocionais e comportamentais, cada dia mais valorizadas pelo mercado de trabalho. O pacote engloba um teste Eneagrama, que identifica as potencialidades e oportunidades de desenvolvimento do participante e, a partir disso, sugere uma trilha de aprendizagem com cursos que vão ajudar o profissional a aprimorar suas habilidades.

 

Ao todo, são 16 cursos autoinstrucionais, 100% virtuais, que podem ser feitos a qualquer hora. Comunicação assertiva, gestão de conflitos, negociação baseada em relacionamento e finanças pessoais são algumas das opções. Acesse e confira!


Mais notícias

Presidente da FIERO participa do Fórum Empresarial Brasil-Colômbia em Bogotá

Prejuízos do ‘Brasil Ilegal’ somaram em todo o país R$ 453,5 bilhões em 2022

47 por cento da população avalia sua qualidade de vida como boa ou ótima, aponta pesquisa da CNI

Brasil leva maior delegação para mundial de robótica nos EUA com 140 estudantes