IMPRENSA
19 de August de 2021 - 11h01

A- A A+

Alta na produção e no emprego mostram aquecimento da indústria em julho

Produção industrial apresenta crescimento pelo terceiro mês consecutivo, o emprego não cai há 13 meses e a utilização da capacidade instalada é a melhor para essa época do ano desde 2013

 

A Sondagem Industrial, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), apresenta um cenário positivo da indústria em julho deste ano. O índice de evolução do nível de produção industrial cresceu 1,7 ponto frente a junho e fechou em 53,7 pontos. Assim, ficou acima da linha de 50 pontos pelo terceiro mês seguido, o que indica aumento da produção. O indicador varia de 0 a 100 pontos, tendo em 50 pontos a linha de corte. Quanto mais acima da linha divisória, maior e mais intenso é o aumento da produção na comparação com o mês anterior.

 

O emprego industrial também segue em trajetória de expansão. O índice de evolução do número de empregados alcançou 52 pontos. Nos últimos 13 meses, o indicador de evolução do número de empregados acima da linha de 50 pontos em 12, o que revela alta do emprego industrial frente ao mês anterior. Além disso, a utilização da capacidade instalada (UCI) ficou em 71%, a maior para o mês de julho em oito anos.

 

De acordo com o gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo, os estoques caíram em julho e permanecem abaixo do planejado pelas empresas. “Mas situação é melhor que no segundo semestre de 2020, quando a falta de insumos atingiu o ponto mais crítico”, explica.

 

Para os próximos seis meses, as expectativas são positivas. Empresários esperam aumento da demanda e das exportações e, consequentemente, do número de trabalhadores e da compra de matérias primas. “A alta utilização da capacidade instalada e a expectativa de aquecimento da demanda têm elevado a intenção de investimento”, afirma o economista. 


Mais notícias

Prejuízos do ‘Brasil Ilegal’ somaram em todo o país R$ 453,5 bilhões em 2022

47 por cento da população avalia sua qualidade de vida como boa ou ótima, aponta pesquisa da CNI

Brasil leva maior delegação para mundial de robótica nos EUA com 140 estudantes

43 por cento dos brasileiros dizem que saúde pública deve ser prioridade do governo