IMPRENSA
22 de September de 2021 - 11h22

A- A A+

Unidade SESI-SENAI-IEL de Pimenta Bueno comemora centenário de Paulo Freire

O legado do professor Paulo Freire, que dá nome a unidade SESI-SENAI-IEL de Pimenta Bueno, foi reverenciado por professores e alunos do Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio, durante evento realizado online, via plataforma Teams, em comemoração ao centenário do educador, filósofo e autor brasileiro mais célebre do Século XX.

A iniciativa teve o objetivo de apresentar para os alunos as ações e as obras de Paulo Freire, cuja atuação, o pensamento pedagógico e o método de alfabetização de adultos são reconhecidos internacionalmente. Os alunos conheceram a história e a trajetória de Paulo Freire e demonstraram seu respeito e admiração através de desenhos e poesias.

Entre 1947 e 1954, Paulo Freire trabalhou no Serviço Social da Indústria (SESI) como diretor do setor de educação e cultura. Foi superintendente da instituição de 1954 a 1957, foi no SESI que ele tomou contato com a educação de adultos.

“Muitos de nossos alunos e comunidade não conhecem sua história e o legado deixado em nossas vidas. Deixou marcada sua filosofia baseada no diálogo entre professor e aluno, procurando transformar o estudante em um aprendiz ativo. Como educador, Paulo Freire criou um método de ensino inovador acreditando que a educação era uma ferramenta essencial para a transformação da sociedade”, ressaltou a coordenadora Pedagógica, Renata Christyna Gaede.

Renata acrescenta que “é de suma importância evidenciarmos e colocar nossos alunos diante destas informações e legados de nossa história, pois com essa bagagem extraordinária tivemos ainda o privilégio de recebermos quanto colégio este nome Centro Educacional Professor Paulo Freire, que honra para nós”, disse.

Conforme o professor Paulo Muniz comemorar o centenário deste ícone da história da educação é uma honra, tendo em vista, a importante contribuição de Paulo Freire para a educação brasileira, entre outros segmentos. Diante deste marco não poderíamos deixar de comemorar tão importante data.

O gerente da unidade SESI-SENAI-IEL de Pimenta Bueno, Diógenes Pierre afirma que a escola não poderia deixar passar em branco a data em que se comemora os cem anos de nascimento de Paulo Freire, cuja pedagogia é mais que um método, mas um sistema de alfabetização, indo além da leitura e da escrita, ao propor o ato de ensinar e aprender como uma ação política e cultural com vistas à mudança das condições de vida do povo.

“O brasileiro mais citado em estudos voltados à educação, Paulo Reglus Freire (1921-1997) foi um pensador que criou o movimento de pedagogia crítica. Reconhecemos a importância deste ser humano impar que tanto auxiliou a educação deixando seus marcos históricos como “Patrono da Educação Brasileira”, de acordo com a Lei nº 12.612”, finalizou Pierre. 

O coordenador de Educação Básica e Profissional do SESI-SENAI-IEL, Jair Coelho parabenizou a equipe da unidade de Pimenta Bueno pela excelente iniciativa de homenagear Paulo Freire, uma das principais referências da educação brasileira, amplamente discutido e estudado na área acadêmica. “É fundamental esta homenagem para que nossos jovens conheçam e reverenciem este grande educador reconhecido pela Organização dos Estados Americanos (OEA), como Educador dos Continentes”.

Coelho ressalta que ainda hoje, Paulo Freire é um ícone da educação brasileira, sendo um dos nomes mais respeitáveis para o embasamento teórico de pesquisas relacionadas à alfabetização. As obras de Freire falam por si e se tornaram um legado importante para o desenvolvimento da visão educacional moderna.

 


Mais notícias

Em data alusiva ao livro infantil, unidades SESI-SENAI-IEL-RO destacam importância da leitura

SESI Lab abre visitas noturnas para alunos da EJA e universitários

Alunos SESI-SENAI-IEL Lagoa e SESI Nova Mutum são medalhistas em Olimpíada de Matemática Mirim

SESI-SENAI-IEL Lagoa realiza formação focada na arte e tecnologia como ferramenta de aprendizagem