IMPRENSA
13 de October de 2021 - 10h10

A- A A+

Fundação Roberto Marinho e Futura lançam minicursos gratuitos de gamificação e cidadania digital para educadores

Em parceria com SESI e SENAI, formações abordam ferramentas digitais que se conectam com o universo dos jovens e desenvolvem habilidades para o mundo do trabalho contemporâneo

Com a pandemia da Covid-19, os desafios da educação foram intensificados, com destaque para a transformação digital, que tem exigido dos educadores um domínio não só da tecnologia, mas também de estratégias e ferramentas que contribuam para um ensino mais interativo, significativo e de qualidade.

Pensando em formar estes profissionais, a Fundação Roberto Marinho, lançam dois minicursos on-line, gratuitos e autoinstrucionais: “Jogos e Gamificação na Educação”, que já está disponível, e “Cidadania Digital em Sala de Aula”, que será lançado em 21 de outubro.

O acesso será por meio da plataforma de cursos do Futura: www.futura.org.br/cursos. As formações têm como público-alvo educadores, mas qualquer pessoa que tiver interesse nos conteúdos pode se inscrever. Quem concluir todas as aulas e atividades da trilha de aprendizagem será certificado.

O curso “Jogos e Gamificação na Educação” tem duração total de cinco horas e proporciona aos educadores uma introdução ao universo dos jogos, destacando como pode ser feito o uso dos seus elementos e no processo de ensino. As aulas são divididas em cinco módulos “Conhecendo o mundo e a cultura dos jogos”; “Estrutura dos jogos”; Gamificação na educação’; “Jogos na educação”, e “Planejamento, avaliação e documentação.

Este conteúdo ajuda a aumentar o interesse e o engajamento do estudante, a despertar curiosidade acerca do que está sendo ensinado e a tornar o processo de aprendizagem mais fácil, leve e divertido. A abordagem do curso envolve teoria com prática significativa, levando o educador a pôr em prática os conhecimentos adquiridos. A consultoria de conteúdo é de Murilo Henrique Barbosa Sanches, especialista em Jogos Digitais, formado pela PUC-SP. E a Consultoria de Design Instrucional é das empresas Estratosfera, Nuvem Mestra e Grupo Inicie Educação.

Já o curso “Cidadania Digital em Sala de Aula” tem duração de 20 horas, dividida em quatro módulos: “Princípios para uma cidadania digital”; “Estudantes na cultura digital”; “Educadores seguros no contexto digital”; e “Cultura da internet na sala de aula”. Com o objetivo de facilitar e conscientizar o uso ético da internet, o curso destaca a importância da abordagem transversal do tema e apresenta os direitos da pessoa em contextos mediados pela tecnologia, com foco na relação entre professores e estudantes.

A consultoria de conteúdo é da SaferNet Brasil, uma associação civil de direito privado, com atuação nacional — sem fins lucrativos. A Consultoria de Design Instrucional também é das empresas Estratosfera, Nuvem Mestra e Grupo Inicie Educação.

Em ambas as formações, cada cursista tem autonomia para definir seus horários de estudo e seguir a carga horária diária da forma que desejar. Para realizar a matrícula, basta efetuar login na plataforma de cursos do Futura.

SERVIÇO:

Curso Jogos e Gamificação na Educação - Lançamento: 07 de outubro - Carga Horária: 5 horas

Curso Cidadania Digital em Sala de Aula - Lançamento: 21 de outubro - Carga Horária: 20 horas

Sobre o Futura     

O Futura é uma realização da Fundação Roberto Marinho e resultado da parceria entre organizações da iniciava privada, unidas pelo compromisso de investir socialmente e líderes em seus segmentos: SESI - DN / SENAI - DN, FIESP / SESI - SP / SENAI - SP, Fundação Bradesco, Itaú Social, Globo e Sebrae. O Futura pode ser assistido gratuitamente, a qualquer hora e em qualquer lugar, nos Canais Globo e Globoplay.  




Mais notícias

Acordo Mercosul-UE tem compromissos modernos para a agenda de comércio e o desenvolvimento sustentável, defende CNI

Custos da indústria sobem e ficam 30 por cento acima do período pré-pandemia, aponta CNI

CNI sedia fórum internacional para fortalecer empreendedoras industriais

CNI defenderá Acordo Mercosul-UE em encontro com Macron