12 de November de 2021 - 11h46

Mundo SENAI movimenta as unidades de Porto Velho

A oportunidade para conhecer os cursos que são as tendências do mercado aconteceu nesta quinta-feira, 11, durante mais uma edição do Mundo SENAI. Diversas atividades foram organizadas pelas unidades do Serviço nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) de Rondônia, para apresentar seus cursos. São inúmeras opções que servem para abrir o caminho para o mercado de trabalho. As atividades em Porto Velho ocorreram nos laboratórios do SENAI CEET – Lagoa e SENAI CETEM, no distrito industrial.

Na unidade do Lagoa, uma programação diversificada foi organizada pelos próprios alunos do Novo Ensino Médio (NEM). De acordo com a coordenadora pedagógica do SENAI CEET, Juliane Loubach Sordino, a dinâmica da visitação do evento, seguiu os protocolos de saúde e segurança. Os laboratórios de eletricidade automotiva, mecânica e refrigeração e as unidades móveis de marcenaria e panificação e confeitaria receberam a visita dos alunos da escola estadual Orlando Freire e de pais dos alunos do SESI.

Juliane explicou que a logística ficou sob a responsabilidade dos alunos do 1º Ano B, que recebiam os visitantes e apresentavam os espaços. Já a turma do 1º A organizaram as apresentações das empresas fictícias que são desenvolvidas na disciplina de empreendedorismo denominada “Mundo do Trabalho”. “Neste módulo do curso, os alunos aprendem como criar uma empresa, a postura profissional no mercado de trabalho, questões de logística, estoque, enfim, toda a metodologia e os passos a serem seguidos para ser um empreendedor”, afirmou.

Para esta edição do Mundo SENAI, os alunos do NEM do SESI criaram empresas de vestuário, de panificação, de sapatos, uma cafeteria, uma empresa zen. Aos visitantes, eram apresentadas as características do empreendimento, públicos-alvo e seus diferenciais e de que forma pretendiam atrair o público consumidor.

Os locais que também chamaram a atenção dos visitantes foram as unidades móveis dos cursos de madeira e mobiliário, e a de panificação e confeitaria. Ambas chegaram recentemente à unidade e a partir de 2022, estarão aptas a levar estes dois cursos para qualquer localidade do Estado.

SENAI CETEM

Na unidade do SENAI CETEM, localizado no distrito industrial da capital, o gerente da unidade Cleber Melo, afirmou que foram preparadas atividades práticas nas apresentações dos laboratórios. No de manutenção, por exemplo, foi efetuada troca de rolamentos com equipamento de indução. No laboratório de Lego, foram feitas demonstrações das tarefas feitas a partir das peças e suas funcionalidades.

No laboratório de automação os participantes desempenharam as seguintes tarefas: partida de motores, utilizando o Soft-Starter, Inversor de Frequência e partida direta utilizando um CPL. Já no laboratório industrial foram preparadas várias funções. Uma delas, foi a análise de qualidade de energia usando a bancada multifuncional, protótipo em eletrônica digital para uso em testes de fonoaudiologia e miniprática em soldagem de componentes eletrônicos utilizando estação de ar quente.

No laboratório de Sep (Analisador de energia, terrômetro, sequencímetro), foi feita uma abordagem sobre a composição, instalação e manutenção de SEP, a demonstração dos equipamentos de análise SEP e foi promovido um exercício prático utilizando câmera termográfica.