IMPRENSA
29 de November de 2021 - 11h50

A- A A+

SENAI RO certifica 20 reeducandos do Centro de Ressocialização Vale do Guaporé

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Rondônia (SENAI-RO) entregou na última sexta-feira, 26, os certificados dos cursos de qualificação “Instalador de Refrigeração e Climatização Doméstica” e de aperfeiçoamento “Boas Práticas em Ar Condicionado Split” para 20 reeducandos do Centro de Ressocialização Vale do Guaporé, em Porto Velho. Os cursos com duração de três meses e de uma semana, respectivamente, são frutos da parceria do SENAI-RO e a Secretaria de Justiça de Estado (Sejus).

A gerente da unidade SESI-SENAI-IEL Lagoa, de Porto Velho, Fabiana Amaral, que participou da entrega de certificados, destacou a importância da parceria que se trata de muito mais que apenas um negócio, é um importante trabalho de cidadania, que é dar oportunidade de uma qualificação profissional para os reeducandos que em liberdade poderão trabalhar em qualquer empresa de refrigeração e até mesmo empreender.

“A educação, por si só, já é um grande feito na vida do ser humano, para aqueles que estão encarcerados, somando a questão da remissão da pena, a educação pode transpor os muros desta unidade e da vida”, afirmou a instrutora Jossineide Viana, do SENAI-RO.

Jossineide ressaltou ainda que a oportunidade de capacitação é um investimento que traz resultados satisfatórios e todo incentivo é válido para que as reeducandos continuem estudando para retornarem à sociedade aptas ao trabalho.

O formando Gilson Carvalho comentou da importância do curso ministrado pelo SENAI para sua vida. “Além da qualificação profissional, aprendemos a proteger o meio ambiente. Com este trabalho teremos uma vida digna. Sou grato ao SENAI e a todos que se emprenharam a nos ajudar”.

De acordo com o policial penal Vitalino Francisco dos Santos Júnior, que atua no setor de projetos voltados à reeducação dos apenados do Centro de Ressocialização Vale do Guaporé, “o objetivo é proporcionar aos reeducandos cursos profissionalizantes e uma volta à sociedade com mudança de comportamento. Temos acompanhado o trabalho realizado pelo SENAI na unidade, feito com qualidade e que tem contribuído na disseminação de conhecimentos na área da refrigeração e climatização”, disse.

Conforme o coordenador do projeto Vale do Guaporé ligado a reinserção social dos apenados, Valdir Castro de Oliveira, este é um momento especial de encerramento do curso do SENAI ministrado por profissionais qualificados na área. “Percebemos a dinâmica do curso, os materiais empregados nas aulas teóricas e práticas, a dedicação dos instrutores, tudo isso fez a diferença no aprendizado de cada um dos apenados”, finalizou.

 


Mais notícias

“Inteligência Artificial não é mais ficção científica, é o futuro hoje”, diz gerente de Educação do SENAI-RO

SENAI de Ariquemes inicia curso Manutenção de Refrigeração no Vale do Anari

Cursos superiores EAD SENAI-RO formam profissionais para o mundo, disse gerente de Educação

Atenção, estudantes: SENAI abre 4,5 mil vagas em cursos gratuitos e pagos