30 de November de 2021 - 17h32

Ação Pró-Amazônia, presidida por Marcelo Thomé, presta homenagem póstuma a empresário rondoniense

Diversas personalidades foram homenageadas com a Ordem do Mérito Amazônico Danilo Remor, em solenidade ocorrida nesta segunda-feira, 29, nas dependências da Confederação Nacional das Indústrias (CNI). A homenagem partiu da Ação Pró-Amazônia, em alusão às comemorações dos 30 anos de sua fundação. O presidente da Ação Pró-Amazônia e da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, conduziu a cerimônia.

Entre os homenageados in Memorian figuravam, Pedro Bertelli, que até setembro deste ano, data do seu falecimento, era membro efetivo do conselho fiscal da FIERO e proprietário da empresa de laticínios Miraella, instalada no município de Rolim de Moura. Natural da cidade mineira de Delfinópolis, Pedro Bertelli era casado com Regina Helena de Figueiredo Bertelli, que recebeu a comenda de homenagem das mãos de Marcelo Thomé e da vice-presidente da Ação Pró-Amazônia, Izabel Cristina Ferreira Itikawa. Também participaram do ato solene, os filhos Rodrigo e Rogério com suas respectivas famílias.

Formado em Ciências Contábeis, Direito e Administração, Bertelli chegou a Rondônia em 1987, para se juntar ao irmão Rômulo, que foi fundador do laticínio Ouro Branco, no município de Ouro Preto do Oeste. Ao desfazer a sociedade com o irmão, adquiriu uma indústria e fundou a Miraella. Ao longo dos anos abriu novas plantas em Alta Floresta do Oeste, Espigão do Oeste, Ministro Andreazza, Nova Brasilândia do Oeste, Pimenta Bueno e Santa Luzia do Oeste.

A empresa hoje, é responsável pela fabricação de queijos, requeijão, manteiga, doce de leite, leite pasteurizados e iogurte. Os produtos são vendidos em quase todo o estado rondoniense, e o queijo de fino sabor pode ser encontrado em outros Estados. Com a necessidade de se adequar às exigências ambientais e mercadológicas, Bertelli e os filhos sentiram que precisavam inovar para encontrar destinação ao subproduto da industrialização do leite. E em 2013 inaugurou a Sorolac, que hoje tem uma produção de mais de 10 toneladas/dia de soro de leite em pó, vendendo para quase todo o território brasileiro.

Ação Pró-Amazônia

A ação Pró-Amazônia é uma associação sem fins-lucrativos que congrega todas as federações das indústrias da Amazônia Legal e tem entre os principais objetivos promover a integração das diretrizes das entidades associadas, visando o desenvolvimento socioeconômico e sustentável da região.

Também foram agraciados com a Ordem do Mérito Amazônico Danilo Remor, Agostino Sansão, Antônio Cunha filho, Governador Antônio Denarium; presidente da FIEAM, Antônio Silva; Ministro Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, general Villas Bôas; chefe de gabinete da FIEPA, Fabio Contente; presidente interino da Federação da FIEMA, Francisco Sales; Ivan Marçal (in Memorian);presidente da FIEAC, José Adriano; Conselheiro emérito da FIEMT, Jandir José Milan; Rivaldo Fernandes (in Memorian).