IMPRENSA
10 de January de 2022 - 10h25

A- A A+

Equipe do SESI Vilhena garante 4º lugar em competição nacional de robótica virtual

A equipe de robótica ELEV3R-Z composta por seis alunos do Ensino Fundamental II do colégio SESI-SENAI-IEL de Vilhena, é destaque na CoderZ League Junior, e ficou em quarto lugar na competição nacional que reuniu centenas de outras equipes do Brasil. Nesta edição, que iniciou em outubro de 2021, a competição foi totalmente virtual e tinha como objetivo realizar a programação de robôs em diversas etapas com vários desafios.


De acordo com o professor e coordenador da ELEV3R-Z, Silvio Luiz Vichroski, a equipe criou e aprimorou vários algoritmos, desenvolveram o pensamento computacional e as habilidades criativas de resolução de problemas. “Foram mais de 3 meses de desafios on line, e nossos alunos estão de parabéns pelo empenho e dedicação durante a competição, pois eles competiram para desbloquear novos desafios em uma missão para levar seus robôs virtuais às finais”, explicou.


Essa competição impulsiona o futuro das crianças, utilizando uma plataforma de codificação ‘gamificada’, tornando mais fácil para qualquer pessoa aprender STEAM (sigla em inglês que significa, Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática), e ciência da computação usando robôs virtuais, bem como incentivar carreiras nas áreas de tecnologia. A competição constrói habilidades de trabalho em equipe e colaboração e esse trabalho em equipe melhora o aprendizado social e emocional. Eu acredito que o código de programação é uma das linguagens do futuro, e que toda criança deve aprendê-lo, e as aulas de robótica são uma das melhores maneiras lúdicas de ensiná-los”, disse o professor.


O gerente da unidade de Vilhena, Silvio Leite não poupou elogios aos alunos que participaram da competição, afirmando que o comprometimento e a seriedade de todos contribuíram para que a ELEV3R-Z garantisse mais essa conquista que tanto orgulha o colégio. “Recebi a notícia do resultado de nossos alunos nessa competição, com uma certa surpresa e muita alegria, pois foi a primeira edição que nós participamos e por isso, não tínhamos muita experiência, até mesmo para prevermos qualquer que fosse o resultado. Mas com trabalho duro (mais de três meses) e dedicação dos nossos professores e alunos, o resultado veio e com muita festa”, comentou.


Mais notícias

Leilão de trecho BH-Juiz de Fora da BR-040 é passo importante para o setor rodoviário, avalia CNI

FINEP apresenta linhas de crédito para startups na FIERO

FIERO apoia iniciativas de formalização de empresas

Em evento na FIERO, SUFRAMA reafirma atuação em conjunto para promover o desenvolvimento em Rondônia