21 de January de 2022 - 12h20

Como fortalecer as marcas SESI e SENAI é um dos temas da Semana Pedagógica

Como parte da programação da Semana Pedagógica, a coordenadora da área de Relações com o Mercado, Juliana Mascarenhas, na manhã desta sexta-feira, 21, via Teams, ministrou a palestra “Branding, como fortalecer nossos diferenciais” tendo como público alvo professores e instrutores das Unidades SESI-SENAI.

Na abertura, Juliana agradeceu pelo convite para participar da Semana Pedagógica e explicou o que é Branding. Termo em inglês que pode ser traduzido como gestão de marcas. “É a preocupação com a imagem da empresa que vai muito além do logotipo, slogan e campanhas de vendas de produtos. É um conjunto de ações que se preocupa em como o público enxerga, de fato, as nossas marcas: SESI e SENAI. Queremos ser cada dia mais forte e reconhecidos por nossa reputação, nossa qualidade, honestidade e princípios, queremos e seremos mais competitivos no mercado”, afirmou.

Juliana também destacou a importância do tema, cujo é fazer com que os professores e a equipe pedagógica, saibam quais as ações realizadas pelo SESI e SENAI são importantes para divulgar nos canais de comunicação, como portal, e-mail corporativo, e principalmente redes sociais. “Queremos que todos tenham um olhar mais amplo sobre o nosso negócio e como criar conteúdo importante para ser compartilhados visando o fortalecimento das nossas marcas e consequentemente impacte positivamente nos nossos negócios”, explicou.

Temas como a importância do branding como estratégia, posicionamento da marca, redes sociais a favor da marca, apoio dos colaboradores e engajamento do público, também foram abordados durante a apresentação.

Como mostramos SESI e SENAI ao mercado rondoniense, quem é o público alvo, quais os concorrentes e quais são os nossos diferenciais frente aos concorrentes? Foram algumas indagações feitas durante a apresentação. “O que fazemos de diferente e que o devemos mostrar para os nossos clientes. Por isso é importante o apoio dos professores e colaboradores que ao identificar algum assunto que seja interessante nas atividades e divulgar nas redes sociais.

Sobre a importância de estratégia de branding, Juliana comentou que existem pessoas que a encaram como uma mera vaidade do negócio, uma tentativa de tornar a marca mais atrativa. No entanto, esses esforços têm um peso significativo na consolidação da empresa no mercado.

Conforme Juliana, a estratégia tem como principais benefícios o posicionamento da marca para fortalecer a identidade do negócio, direcionamento de ações de marketing, desde a produção de conteúdo até a gestão de mídias sociais. “A fidelização de clientes que se identificam com a marca e seus valores, engajamento do público, pois a qualidade do relacionamento com os consumidores são efeitos positivos diretos de uma identidade alinhada”, disse.

Fazer branding é menos propaganda e mais conexão emocional com a mente e o coração do consumidor. 82% dos consumidores acreditam que a força da marca e o reconhecimento dela são aspectos importantes na tomada de decisão. O marketing de conteúdo é uma palavra da moda quando falamos em marketing digital. E ele nada mais é do que conhecimento gerando resultado para o negócio. Não é incrível pensar que você pode gerar vendas por meio de informação?

Juliana destacou que o caminho é a conexão com o público alvo e fortalecer a marca SESI e SENAI de forma global. “Para alcançarmos estes objetivos é fundamental sabermos o que as duas entidades realizam, as ações e projetos. A princípio não venderemos nada, mas apresentaremos o que SESI e SENAI fazem e o que oferecem, o que gera o ensino de qualidade seja no ensino básico e profissional. Mostrar números comprova grandeza e tudo isso será possível com a ajuda de cada um de nós com o fornecimento de conteúdo relevante, desta maneira queremos que aumente cada mais o acesso a SESI e SENAI ”, comentou.

O gerente da unidade SESI-SENAI de Vilhena, Silvio Leite disse que “fazer divulgação de todo o conteúdo do SESI e SENAI, vem mudando muito ao longo dos anos. Hoje o modelo que traz mais resultado é a divulgação individual e de forma espontânea entre nós colaboradores, de tudo que fazemos em nossas unidades. Precisamos nos desafiar a cada dia e nos posicionar como influenciadores das nossas marcas”.

No ponto de vista do gerente da unidade SESI-SENAI de Pimenta Bueno, Diógenes Pierre, a relação com o mercado é extremamente importante para o fortalecimento da marca. “A coordenadora Juliana Mascarenhas está agregando muito valor para que as unidades possam aparecer positivamente, principalmente nas redes sociais. Sabemos que hoje as redes sociais são o carro chefe em divulgação e aprimorar nosso conhecimento, faz com que a nossa marca possa crescer cada vez mais”, finalizou.