31 de January de 2022 - 11h32

Reunião na FIERO viabiliza parceria com o centro de reabilitação de Porto Velho

Para apresentar o Centro de Reabilitação para atender pacientes com câncer, portadores de necessidades especiais e daqueles acometidos por acidentes que tiveram seus membros amputados, na cidade de Porto Velho, e estabelecer parcerias com os institutos SESI e SENAI de Inovação, a deputada federal Silvia Cristina e assessores foram recebidos pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, pelo superintendente do SESI-IEL e diretor regional do SENAI, Alex Santiago, e pelo superintendente da FIERO, Gilberto Baptista.

De acordo com a parlamentar, as obras já iniciaram e estrutura funcionará nas dependências do Hospital do Amor, com atendimentos ainda para pacientes com lesão medular, cognitivos com síndrome de autismo, síndrome de down e com dificuldades auditivas e visuais. Na reunião, Silvia Cristina também reforçou que no Centro de Reabilitação de Porto Velho serão fabricadas próteses, órterses e meios auxiliares de locomoção.

O presidente da FIERO se colocou à disposição para possibilitar as parcerias com os Centros de Inovação SESI e Instituto SENAI de Inovação para contribuir com a viabilidade do centro de reabilitação. “Considerando o nosso histórico de conhecimento na atividade laboral industrial e com o apoio do instituto SESI de inovação na área de saúde, acredito que a cooperação em parceria entre as partes é extremamente viável”, afirmou Thomé.

Marcelo Thomé reforçou que trabalho preventivo e por muitas vezes curativo, voltado para os trabalhadores da indústria é fundamental para manter o trabalhador saudável e ativo em suas funções. “A promoção à saúde é um dos nossos focos e trabalhamos incisivamente através de consultorias, avaliações e laudos realizados pela área de saúde do SESI”, disse.

Por meio dos institutos SENAI de inovação, o presidente da FIERO explicou da viabilidade da confecção de próteses e coletes ortopédicos pelos scanners e impressoras 3D. “Nos colocamos à disposição para colaborar com o sucesso deste trabalho”, falou Marcelo Thomé.

SESI e SENAI em 2021

Na reunião, o presidente da FIERO apresentou alguns resultados das atividades de 2021 do SESI e SENAI. Comentou sobre os índices de empregabilidade dos egressos do SENAI em Rondônia, que atinge 94% de absorção pelo mercado de trabalho do Estado. Explicou a dinâmica do projeto “SENAI vai até você”, que tem por objetivo viabilizar os cursos oferecidos pela entidade em qualquer município do Estado.

Pelo SESI, falou da conclusão de forma pioneira em Rondônia, de 4 turmas do Novo Ensino Médio. “Enquanto cada estado iniciou esse novo formato de educação com uma turma, nós acreditando neste modelo, iniciamos e formamos 4 turmas de uma só vez”, ponderou Marcelo Thomé.