01 de February de 2022 - 09h22

SENAI-RO firma parceria com instituições voltadas à bioeconomia e desenvolvimento tecnológico

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Rondônia (SENAI-RO) assinou termo de cooperação para ações de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) com a Ação Ecológica Guaporé (Ecoporé). A parceria tem o objetivo de ampliar e fortalecer iniciativas voltadas ao desenvolvimento socioambientais, dentre outras atividades.

Além da parceria com a Ecoporé, o SENAI-RO também vai realizar projetos conjuntos com a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de Rondônia (Fapero) e Instituto Federal de Rondônia (Ifro).

Conforme o coordenador de Serviços de Tecnologia e Inovação (STI) do SENAI-RO, José Rafael Nascimento Lopes, os acordos facilitarão o trabalho conjunto para implementação de projetos de soluções tecnológicas e inovadoras. “O SENAI Rondônia, mediante esta iniciativa, vai estimular e fortalecer a inovação, o desenvolvimento e industrialização sustentável, além de fomentar a qualificação profissional”, disse.

Rafael explica que a Coordenação de STI-SENAI-RO tem duas linhas específicas de atuação. A primeira é composta pela prestação de consultoria e serviços operacionais visando aumentar a produtividade da indústria. A segunda é a linha de inovação. “Inovação consiste em explorar novas ideias e aplicá-la no mercado com sucesso, gerando benefícios para a empresa. Estamos vivenciando uma revolução tecnológica e a indústria para crescer precisa de apoio, A FIERO e o SENAI estão trabalhando com este intuito”, garante.

Ainda segundo o coordenador de STI-SENAI-RO, a ideia dessas parcerias é facilitar a estruturação de projetos. “Submetemos um primeiro projeto para um edital da Associação Brasileira do Desenvolvimento da Indústria (ABDI) em parceria com a Sedec e o Ifro. A chamada é para promover a transformação digital de micros, pequenas e médias empresas”.

A relevância deste tipo de parceria é facilitar o trabalho em rede. A partir do momento que se tem este acordo de cooperação técnica, fica fácil desenvolver planos de trabalho, trocar experiência e compartilhar infraestrutura. “Não realizamos inovação sozinhos. É preciso fazer em conjunto. A partir do momento em que se estabelece a confiança através de um acordo de cooperação, as instituições envolvidas poderão trabalhar de forma mais rápida e eficiente”, afirmou Rafael.

O diretor regional do SENAI-RO, Alex Santiago é um incentivador desta linha de ação e quer trazer experiências exitosas de outras unidades do SENAI para o Departamento Regional de Rondônia. “A nossa ideia é trabalhar novas oportunidades a partir desta linha de pesquisa, desenvolvimento e inovação”, finalizou.