IMPRENSA
08 de February de 2022 - 12h21

A- A A+

Departamento Regional do SENAI Rondônia obtém nota 8.9 na avaliação do Saep 2021


Com a nota 8.9 no Sistema de Avaliação de Educação Profissional (Saep) o Departamento Regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Rondônia (SENAI-RO) ficou em segundo lugar na classificação entre os 27 DRs, ficando atrás apenas de Pernambuco.

O resultado tão significativo constitui um marco para o SENAI-RO, pois mais uma vez ganhou destaque nacionalmente, inclusive com a participação do coordenador de Educação Básica e Profissional do SESI-SENAI-IEL-RO, Jair Coelho numa live com o diretor executivo de Educação do Departamento Nacional, Felipe Morgado.

No ponto de vista do coordenador, “participar desta live comprova quanto o nosso regional vem ganhando destaque, cada vez mais se atualizando, robustecendo a qualidade da sua educação. Tanto que pesquisas de mercado têm comprovado a aceitação dos nossos alunos. Por exemplo, na mais recente pesquisa de egressos, a aceitação no mercado de trabalho dos profissionais formados pelo do SENAI de Rondônia alcançou a marca do 94 por cento”, afirma.

As provas do Saep acontecem anualmente, são individuais e divididas em avaliações teóricas e práticas. O aluno tem a oportunidade de demonstrar tudo que aprendeu. O Saep não mira apenas o aluno, mas avalia também a administração, as lideranças, as competências gerais, todos quesitos essenciais e relevantes. O foco maior é a competência técnica e os estudantes não fazem mais avaliações para marcar certo ou errado, as provas não são objetivas. Eles são submetidos a situações problemas reais, pois os instrutores trazem o que acontece no mundo laboral para que possam encontrar soluções.

Inclusive, o aluno tem de ser um bom leitor. A leitura e a interpretação corretas fazem parte da avaliação. O aluno tem de dominar, não apenas as competências técnicas, mas uma série de competências para que o seu perfil seja condizente com o mercado atual e dos avanços tecnológicos.

O diretor regional do SENAI-RO, Alex Santiago ressalta que o Saep não avalia apenas os alunos, mas a qualidade da educação profissional que o SENAI entrega ao mercado. “O Saep é um programa nacional equivalente ao Enem, mas voltado para âmbito das ações da Educação Profissional e Tecnológica. Estudantes de cursos técnicos do SENAI que já concluíram no mínimo 80% da carga horária do curso participam da avaliação”, disse.

Santiago lembra que o feito é realmente um marco e que merecem méritos as equipes, as lideranças, instrutores, e também os alunos das unidades. “Os itinerários nacionais que seguimos constroem o perfil de saída dos nossos alunos de profissionais capacitados para ingressar em qualquer indústria, seja qual for o segmento, com os predicados e competências para ter um desempenho à altura deste perfil que foi desenhado. Ao alcançar o nível adequado representa a maior opção de desempenho para o estudante, na perspectiva técnica e pedagógica, quer dizer que ele demonstra que atingiu e/ou superou as expectativas para o desenvolvimento das competências exigidas para o curso”, garante.

 


Mais notícias

“Inteligência Artificial não é mais ficção científica, é o futuro hoje”, diz gerente de Educação do SENAI-RO

SENAI de Ariquemes inicia curso Manutenção de Refrigeração no Vale do Anari

Cursos superiores EAD SENAI-RO formam profissionais para o mundo, disse gerente de Educação

Atenção, estudantes: SENAI abre 4,5 mil vagas em cursos gratuitos e pagos