IMPRENSA
09 de February de 2022 - 12h07

A- A A+

SESI de Rondônia divulga calendário de provas do simulado Geekie para 2022

De olho nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os alunos das turmas da 1ª até a 3ª série do Ensino Médio de toda a Rede SESI Rondônia estão se preparando para participar dos dois simulados da Geekie durante o ano. Em 2022, a primeira etapa das provas acontece de 14 de março a 6 de maio, e a segunda etapa, de 5 de setembro a 28 de outubro.

O Geekie Teste é uma plataforma online de jogos com videoaulas, exercícios e simulado para preparar os estudantes. Um instrumento de avaliação elaborado a partir da matriz referência Enem nas áreas: Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e da Natureza, sendo uma oportunidade de os estudantes simularem o Enem ainda na escola.

De acordo com a coordenadora de Educação SESI-SENAI da unidade Lagoa, em Porto Velho, Juliane Loubach, a ideia é intensificar a preparação dos alunos que vão prestar o Enem em busca de uma oportunidade para entrar em uma universidade e cursar o Ensino Superior.

Juliane destacou que o simulado, utilizado há muitos anos pelo sistema de ensino da Rede SESI no Estado, se tornou um cursinho personalizado que possibilita o crescimento individual do aluno e apresenta bons resultados ano a ano. “O simulado é um ganho de performance para nossos alunos e um ganho para nossos resultados e avaliações enquanto instituição”, completou.

Ainda conforme Juliane, no SESI, a plataforma Geekie é voltada para a preparação dos alunos para o Enem, sendo que além dos conteúdos já disponíveis, os docentes e alunos criam roteiros próprios de estudos. Através dos estudos e atividades realizados na Geekie e dos simulados semestrais, os alunos conseguem ter uma bagagem de conhecimento maior do que apenas nos conteúdos tradicionais de sala de aula, favorecendo a melhoria dos resultados.

“Esses dados nos auxiliam muito dentro da sala de aula, nos ajudam a proporcionar ao educando um desenvolvimento mais amplo e completo em cada área do conhecimento. Fazemos isso sem precisar sair da plataforma Geekie, pois a mesma fornece mecanismos para podermos indicar aulas e atividades personalizadas para o perfil do nosso aluno”, explicou a coordenadora.

O coordenador de Educação Básica e Profissional SESI-SENAI-IEL-RO, Jair Coelho explicou que o Geekie Teste é uma avaliação equalizada com o Enem que permite que o gestor tome decisões pedagógicas mais assertivas, baseadas em dados concretos - disponibilizados no formato de relatórios na plataforma - quanto ao desenvolvimento da escola, da turma e de cada aluno, individualmente. Através dessas informações, é possível criar planos de ação e reorientar práticas pedagógicas, ajudando os alunos a aprofundarem seus conhecimentos e a alavancar seus resultados.

“A nota obtida pelo aluno no simulado ajuda o estudante a fazer uma análise dos seus resultados e quais habilidades precisam ser melhoradas, matérias que precisam ser revisadas, para avançar seu desempenho no Enem e vestibulares que pretende prestar”, finalizou Coelho.

 

 


Mais notícias

Em data alusiva ao livro infantil, unidades SESI-SENAI-IEL-RO destacam importância da leitura

SESI Lab abre visitas noturnas para alunos da EJA e universitários

Alunos SESI-SENAI-IEL Lagoa e SESI Nova Mutum são medalhistas em Olimpíada de Matemática Mirim

SESI-SENAI-IEL Lagoa realiza formação focada na arte e tecnologia como ferramenta de aprendizagem