IMPRENSA
22 de February de 2022 - 14h16

A- A A+

Uso de telas afeta sono dos trabalhadores da indústria, afirma pesquisa

Levantamento feito pelo SESI, em parceria com o Persono, com 4 mil pessoas, mostra que 79,7% dos entrevistados costumam levar o celular para a cama. Este hábito afeta a qualidade do descanso à noite

 

Pesquisa do Serviço Social da Indústria (SESI) em parceria com o Persono com 4.174 trabalhadores de indústrias no Brasil - mostra que 79,7% costumam levar o celular para a cama para checar notificações, redes sociais e e-mails antes de dormir. O levantamento revela ainda que 50,2% têm aparelho de televisão no quarto onde dorme e 37% costumam assistir televisão para pegar no sono.


Segundo o Persono, especialista no mercado do sono, esses hábitos afetam a qualidade do sono porque influenciam diretamente na produção da melatonina, popularmente conhecida como hormônio do sono, que é afetada pela luz azul emitida por equipamentos eletrônicos. “Se por quaisquer motivos precisar manter o celular por perto, a dica é ativar o filtro de luz azul algumas horas antes de pegar no sono”, explica Josué Alencar, diretor da Coteminas e idealizador do Persono.


De acordo com o diretor de Operações do SESI, Paulo Mól, a qualidade do sono envolve muitos fatores, como alimentação, prática de atividade física, organização da rotina familiar e profissional, gestão financeira, entre outros. “Em parceria com indústrias em todo o Brasil, o SESI desenvolve programas de promoção da saúde que contribui para melhorar a qualidade de vida e a produtividade dos trabalhadores”, destaca Mól.


Apesar de 61,7% das pessoas dizerem dormir bem, há sinais de que o tempo e a qualidade do sono são insuficientes para grande parcela delas. Outros motivos que fazem o trabalhador da indústria perder o sono ou dormir mal, são o estresse, preocupações no trabalho e problemas financeiros.


Enquanto 53,8% das pessoas dormem entre 6h e 8h por noite, 37,8% fazem parte do grupo que dorme apenas de 4h a 6h, quantidade não recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que aconselha entre 7h e 9h para população adulta entre 18 e 64 anos. O levantamento foi realizado entre julho e setembro de 2021.

Veja aqui a pesquisa completa.

 

Outros sinais de baixa qualidade do sono


Dormir mais aos fins de semana é outro indicativo de baixa qualidade do sono. No levantamento, 48,7% dos respondentes dizem dormir mais aos fins de semana, sendo que o ideal é manter a mesma rotina de sono todos os dias.


Dos respondentes, 47,2% dizem se sentir cansados na primeira meia hora depois de acordar pela manhã, o que pode ser concluído que a noite de sono não foi realmente reparadora. Vale ressaltar que o sono insuficiente ou de má qualidade está entre os maiores comprometedores da saúde, trazendo malefícios em curto e longo prazo, como hipertensão, AVC, infarto e até mal de Alzheimer, além de maior risco de diabetes, baixa imunidade e prejuízo na consolidação de memórias. Dormir bem é uma questão de saúde e qualidade de vida, uma das maneiras para ter uma boa noite de sono é seguir as horas necessárias e recomendações básicas.


“Essa pesquisa confirma o que já estávamos analisando ao longo do tempo. O brasileiro acredita estar dormindo bem, sendo que está apenas no processo limite para ter uma qualidade de sono adequada para produzir as atividades do dia a dia. Queremos mostrar que o sono é importante e pode auxiliar na saúde física e mental ”, revela Josué Alencar.


O estudo em parceria com o SESI revelou dados importantes e desafiadores. “As pessoas precisam dar mais atenção ao fator sono, a pesquisa apresenta dados e caminhos que devemos seguir para melhorar a qualidade de nossas noites, além de comprovar a importância de conscientizar a população sobre o sono”, finaliza Josué.


SOBRE O SESI

Criado em 1946, o SESI atende indústrias e trabalhadores em gestão da segurança e saúde no trabalho e na promoção da saúde e educação dos trabalhadores, seus dependentes e comunidade. Na área de segurança e saúde no trabalho, oferece soluções que apoiam as empresas na gestão de segurança e saúde e no atendimento a requisitos legais. Entre os serviços ofertados, estão consultorias, telemedicina, cursos e programas de promoção da saúde.


SOBRE O PERSONO


O Persono é uma unidade de negócios do grupo Coteminas, que é líder no segmento de produtos têxteis para o lar. Com o propósito de melhorar a qualidade de vida das pessoas por meio do sono, Persono alia conteúdo, tecnologia e soluções para dormir melhor. Como parte do pilar de conteúdo e conscientização, a marca já lançou um blog dedicado ao tema, além de webinars e da pesquisa "Acorda, Brasil!" que contou com 2 mil entrevistados em todas as regiões do país. Em seu portfólio de produtos está o travesseiro com tecnologia Persono Sense, que com uso de IA e IoT monitora o sono e oferece dados, por meio do app disponível para Android e IOS, para mensuração das noites de sono.


Mais notícias

Leilão de trecho BH-Juiz de Fora da BR-040 é passo importante para o setor rodoviário, avalia CNI

FINEP apresenta linhas de crédito para startups na FIERO

FIERO apoia iniciativas de formalização de empresas

Em evento na FIERO, SUFRAMA reafirma atuação em conjunto para promover o desenvolvimento em Rondônia