IMPRENSA
10 de March de 2022 - 11h09

A- A A+

SENAI-RO apresenta suas boas práticas em workshop do SAEP organizado pelo Departamento Nacional

Para encerrar o terceiro dia do Workshop de Resultados 2021 do Sistema de Avaliação de Educação Profissional (SAEP), o Departamento Regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) de Rondônia, apresentou suas boas práticas que vem produzindo resultados positivos ao longo dos últimos três anos, o que caracteriza uma tendência. O coordenador de Educação Básica e Profissional do SESI-SENAI-IEL, Jair Coelho e a interlocutora do SAEP DRRO, Marcela Vieira realizaram a apresentação através do canal do Youtube do SENAI Nacional, nesta quarta-feira, 09. Todos os DRs do Brasil participam e fazem a interação através da troca de experiências.


Jair Coelho enfatizou o comprometimento da Federação das Indústrias do Estado (FIERO), que em seu legado está a contribuição para o desenvolvimento sustentável de Rondônia, com oferta de programas de formação transformadora, prestação de serviços qualificados inovadores e tecnológicos. Também ressaltou o empenho dos professores, instrutores e equipe pedagógica das Unidades Operacionais que entenderam a necessidade de estar sempre se atualizando e aprimorando o modo de ensinar. “Estamos felizes em poder compartilhar nossas experiências. Nosso Departamento regional vem numa crescente nas avaliações do SAEP, e trabalhamos para alcançar e mantermos a excelência”, afirmou.


Entre as práticas apresentadas pelo DR de Rondônia, Jair Coelho deu ênfase a alguns compromissos adotados como, a realização de reuniões específicas com os gerentes das unidades com o diretor regional do SENAI, Alex Santiago, e investimentos sistêmicos na atualização dos recursos educacionais, infraestrutura e dos ambientes escolares.


Na parte da responsabilidade administrativa, o coordenador de educação ressaltou a mudança no processo seletivo dos instrutores e pedagogos, que passou e ter a participação das gerências das UOPs, coordenação pedagógica e coordenação estadual, visando selecionar profissionais com domínio nas ferramentas digitais, com iniciativa, flexibilidade, organização, comunicação oral e escrita, com capacidade de solucionar problemas, ser dinâmico e com competência nas relações interpessoais, além de apresentar formação/capacitação pedagógica atualizada.


Diferenciais


Marcela Vieira, falou um pouco dos diferenciais do DR de Rondônia e que foram detectados e propostos para os alunos do SENAI. Dentre as ações pedagógicas implantadas pelo DRRO estão aulões para desenvolver nos estudantes a competência da leitura e interpretação de texto. “Detectamos a necessidade e importância estratégica de aprofundar mais estas questões”, informou.


Também foram propostos aulões dos conteúdos específicos previstos na matriz de referência dos cursos e emprego criterioso dos recursos tecnológicos disponíveis (simuladores, realidade aumentada, aplicativos, games e ferramentas físicas).


Mais notícias

Novo Brasil Mais Produtivo é lançado na FIERO e promete revolucionar a produtividade das micro, pequenas e médias indústrias

FIERO apoia e parabeniza decreto que visa incremento na oferta de voos para Rondônia

CNI sedia fórum internacional para fortalecer empreendedoras industriais

Corte de 0,5 ponto na Selic é insuficiente, afirma presidente da CNI