14 de March de 2022 - 14h13

Confiança da indústria recuou levemente em março, aponta CNI

A indústria segue confiante, apesar da queda em relação a fevereiro deste ano, e o indicador está maior do que mesmo período de 2021.

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI), da Confederação Nacional da Indústria (CNI) recuou 0,4 ponto em março de 2022, de 55,8 pontos para 55,4 pontos. O resultado demonstra leve queda da confiança em relação a fevereiro. Apesar da queda, a indústria segue confiante em março de 2022, pois segue acima da linha divisória dos 50 pontos, que separa a confiança da falta de confiança. Foram entrevistadas 1.617 empresas, entre 3 e 9 de março de 2022.

O gerente de Análise Econômica, Marcelo Azevedo, explica que o ICEI é a média de dois componentes: índice de Condições Atuais e o índice de Expectativas, que olha para os próximos seis meses. O que explica a confiança do empresário industrial é a visão de médio prazo. O Índice de Expectativas caiu 0,6 ponto, para 58,6 pontos, indicando expectativas ainda otimistas para os próximos seis meses, porém um pouco mais fracas e menos disseminadas que em fevereiro.

A percepção da indústria em relação às condições atuais da economia brasileira, no entanto, segue negativa pelo sétimo mês consecutivo. “E nesse mês, também passou para o campo negativo a percepção das condições atuais das próprias empresas por parte dos empresários”, explica o economista.