IMPRENSA
27 de January de 2023 - 11h30

A- A A+

Palestra ministrada pelo coordenador de Educação SESI-SENAI-IEL-RO encerra Semana Pedagógica

SESI-SENAI-IEL: A Inovação que requalifica a educação, com este tema, o coordenador de Educação Básica e Profissional SESI-SENAI-IEL-RO, Jair Coelho, com transmissão via ferramenta Teams para todas as unidades do Estado, encerrou nesta quinta-feira, 26, à tarde, a programação da Semana Pedagógica 2023.

 

O coordenador discorreu sobre educação de qualidade, mas pelo viés da consciência das pessoas que trabalham neste segmento. Em seu ponto de vista a educação não se dá apenas no espaço físico da escola, mas em todo encontro, todo contato entre pessoas é educativo.

 

“SESI, SENAI e o IEL deram saltos qualitativos para fazer uma entrega de muito mais qualidade em relação aos seus portfólios e seus clientes, não apenas pela via tecnológica, mas mediante o aperfeiçoamento profissional e pessoal daqueles que atuam nas salas de aula, cuja pauta é o mundo. As tecnologias sozinhas não podem dar conta de nada e apenas um professor de performance acima da média pode compreender a importância disso”, comentou Coelho.

 

Ainda conforme o coordenador, “não queremos diminuir o valor do que a tecnologia agrega à qualidade do ensino, no entanto, é fundamental termos em mente que o ator primordial é o ser humano, é o professor. Não estou dizendo nenhuma novidade. O novo é inevitável, o novo sempre vem, como diz a canção “Como nossos pais”, do compositor Belchior. No entanto, são as pessoas que fazem o novo acontecer”, comentou.

 

Coelho disse ainda que a educação de qualidade, na perspectiva da formação integral e da autonomia, é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento humano, que possui potencial e manifesta competência profissional para empreender mudanças e se diferenciar dos seus pares. “A mudança, já dizia Heráclito, filósofo pré-Socrático, é a única coisa permanente. Para o escritor e futurista norte-americano, Alvin Toffler, “O futuro é construído pelas nossas decisões diárias, inconstantes e mutáveis, e cada evento influencia todos os outros”

 

Para os educadores, Jair Coelho recomendou que se fizessem essas cinco perguntas: Quais as necessidades dos nossos clientes e como as satisfaço; qual é o conjunto de habilidades que me torna melhor qualificado para servi-los; o que eu faço que ninguém mais faz; quais os problemas que resolvo para os clientes e por fim, quais valores acrescento?

 

“Este importante evento realizado pelo Departamento Regional de Rondônia com aporte da Coordenação de Educação (Cebep), como foram as edições anteriores, além do foco pedagógico, também visou aproximar mais as pessoas, intensificar o intercâmbio de conhecimentos e informações entre os profissionais atuantes da área da educação”, comentou Coelho, na abertura da apresentação.

 

Programação

 

Na quarta-feira, 25, segundo dia da Semana Pedagógica, os gerentes das unidades apresentaram uma retrospectiva do ano letivo de 2022, falaram de metas e desafios para 2023, assim como das ações, resultados e desempenho. Houve também a apresentação da equipe Cebep sobre como maximizar a utilização dos laboratórios de SESI e SENAI, dentre outras atividades.

 


Mais notícias

Em data alusiva ao livro infantil, unidades SESI-SENAI-IEL-RO destacam importância da leitura

Alunos SESI-SENAI-IEL Lagoa e SESI Nova Mutum são medalhistas em Olimpíada de Matemática Mirim

SESI-SENAI-IEL Lagoa realiza formação focada na arte e tecnologia como ferramenta de aprendizagem

SESI de Pimenta Bueno promove palestra de conscientização e prevenção à dengue