09 de May de 2023 - 11h57

FIERO prestigia posse da nova superintendente regional do trabalho de Rondônia

A solenidade de posse da nova titular da Superintendência Regional do Trabalho em Rondônia (SRTb-RO), Tereza Janete Córdova Santos, aconteceu na manhã desta segunda-feira, 8, no auditório do Ministério Público do Trabalho, em Porto Velho. Representantes do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (TRT-RO/AC), Ministério Público do Trabalho em Rondônia e Acre, OAB-RO, lideranças sindicais e políticas locais e da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO) prestigiaram o evento.

O auditor fiscal do Trabalho Juscelino Durgo lembrou que Tereza Janete faz parte do órgão há 30 anos e sua nomeação para o cargo de liderança reforça a importância da valorização do quadro permanente e da gestão técnica na administração pública. “Graduada em Administração de Empresa com Ênfase a Recursos Humanos, ela está fazendo história, pois é a primeira mulher do quadro permanente do Ministério do Trabalho, lotada na Superintendência Regional do Trabalho em Rondônia, a assumir como superintendente da SRTb-RO”.

Em seu discurso, Tereza Janete ressaltou “com a colaboração de todos atingiremos objetivos e metas para alcançarmos o ideal necessário -  a implementação das políticas públicas e ao bom atendimento dos cidadãos mediante a fiscalização nos ambientes de trabalho, tornando-os hígidos, assim como combatendo ao trabalho análogo ao escravo, ao trabalho infantil, jornadas de trabalho excessivas. Enfim na busca constante de trazer para nossos ambientes de trabalho, o trabalho digno. Visando a valorização do trabalhador em Rondônia, e além do mais, intentamos prestar um serviço público com maior celeridade e eficácia”, afirmou.

"Tenho consciência dos desafios que enfrentaremos, principalmente em relação à falta de recursos e de pessoal. No entanto, estou confiante de que, com a valorização do quadro permanente de servidores e uma gestão técnica eficiente, poderemos superar esses obstáculos e garantir um atendimento de qualidade aos trabalhadores e empresários de Rondônia”, pontuou Janete.

Para o vice-presidente de Assuntos Sociais da FIERO e presidente do Sindicato das Indústrias de Panificação de Rondônia (Sindipan-RO), a nomeação da Tereza Janete, sem dúvida, é o reconhecimento ao seu trabalho de vida inteira dedicado à defesa dos direitos dos trabalhadores. “Ao longo de uma trajetória feita de desafios e importantes vitórias, é perceptível o seu desenvolvimento crescente profissional e pessoal. Parabenizo essa guerreira e desejo cada vez mais sucesso, pois sei que ela ao assumir o novo cargo, certamente fará a diferença como dirigente deste importante órgão. A história dela está também ligada à do SESI e do SENAI, entidades pelas quais atuou como conselheira durante anos”.

O superintendente da FIERO, Gilberto Baptista – representando o presidente Marcelo Thomé – ao mesmo tempo que parabenizou Tereza Janete, fez questão de falar da felicidade de tê-la à frente Superintendência Regional do Trabalho em Rondônia. “Você fez parte dos Conselhos Regionais de SESI e SENAI e sempre demonstrou bom senso e serenidade em suas atitudes e observações. Temos certeza que com essas qualidades, você vai ajudar muito os trabalhadores e as empresas, pois sabe que ser empregador no Brasil, não fácil, gerar emprego não é tão simples. Nós da FIERO estamos sempre juntos com o Ministério do Trabalho, mantendo um diálogo aberto com o objetivo de equilibrar a relação capital e trabalho. Quero reiterar nossa alegria em ter você e o Durgo à frente deste órgão tão importante e deixo aqui um abraço da indústria, do setor produtivo em geral, do comércio, dos serviços, e dos empregadores e trabalhadores de Rondônia”.

Já a coordenadora de Educação SESI-SENAI Lagoa, Juliane Loubach – que representou a gerente Fabiana Amaral, em nome do SESI e SENAI parabenizou Tereza Janete pela nomeação, e também pelos anos de parceria quando atuou como conselheira e pela representatividade como mulher e líder.