11 de May de 2023 - 14h43

Energisa apresenta resultados e futuros investimentos a empresários na FIERO

Empresários e representantes do setor produtivo participaram de uma apresentação sobre os investimentos realizados pela empresa Energisa e futuros projetos para o Estado, na sede da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO). Para esta reunião foram convidadas as entidades FECOMÉRCIO, Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Rondônia (FACER), Sindicato do Comércio Atacadista de Rondônia (SINGARO), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Rondônia (FAPERON), Associação Comercial de Rondônia (ACR) e Associação Comercial de Porto Velho (ACEP).

O presidente da FIERO, Marcelo Thomé, a reunião foi uma oportunidade em que a Energisa compartilhou com as lideranças empresariais de Porto Velho e Rondônia, números dos investimentos da empresa distribuidora de energia desde a sua chegada em Rondônia, em 2018, e que vem avançando em melhorias que contemplam todo o Estado.

O presidente da Energisa, André Theobald agradeceu a presença de todos e reforçou o apoio que sempre recebeu da FIERO desde o início das atividades da Energisa em Rondônia. “Lembro quando chegamos em 2018, recebemos um importante documento, o qual apontava onde se localizavam eletricamente, os principais gargalos no ponto de vista da indústria”, comenta. Este documento, trata-se do Plano de Desenvolvimento Industrial (PDI), estudo elaborado pela FIERO/SENAI e que tem por objetivo alavancar investimentos no estado a partir de seis pilares, onde um deles aborda a matriz energética. “Desde o início das nossas operações, Rondônia recebeu mais de R$ 3 bilhões em investimentos na melhoria da geração de energia”, pondera.

O diretor técnico da Energisa, Fernando Corradi explanou sobre as ações da empresa nestes anos. Entre elas, o incremento no sistema de geração de energia em Porto Velho. De acordo com Corradi, foram instaladas 119 torres, com dois pontos de travessia no Rio Madeira. Em todo o estado foram instalados mais de 6 mil quilômetros de rede de distribuição, duplicando a capacidade energética, além de promover 10 mil manutenções preventivas. Outro ponto abordado pelo diretor técnico foi o compromisso da Energisa com o meio ambiente. “Promovemos o maior programa de descarbonização do Brasil, a partir do desligamento de 13 usinas térmicas”, explica.