IMPRENSA
12 de May de 2023 - 09h37

A- A A+

Diretores do Sindipan-RO se reúnem com vice-governador e apresentam demandas

Com o objetivo de aproximar o Governo do Estado e a indústria da panificação rondoniense, diretores do Sindicato das Indústrias da Panificação do Estado de Rondônia (Sindipan-RO) e o governador em exercício, Sérgio Gonçalves se reuniram para um bate-papo informal realizado na Panificadora Pão Recife, do empresário e diretor do Sindipan-RO, Eritiano Jacques Alves de Melo.

O encontro contou com a participação do presidente e vice-presidente do Sindipan-RO, José Balbino do Nascimento e Pompeu Vieira Marques, respectivamente e mais dez representantes do setor, que na oportunidade apresentaram algumas demandas, entre elas, atenção para a redução na base de cálculo do ICMS da energia elétrica, a possibilidade da inclusão do pão na merenda escolar, a criação de um centro de formação profissional na sede do sindicato, e outros temas. 

De acordo com presidente José Balbino, o convite partiu do vice-governador, que queria ouvir reivindicações dos empresários da panificação. "Ele escutou o que tínhamos para apresentar e garantiu uma devolutiva sobre os temas tratados para breve”.

Segundo Balbino, o encontro rendeu uma ótima conversa e a garantia de soluções para as questões apresentadas e uma relação mais estreita com o governo estadual. “Estamos otimistas porque fomos ouvidos e em contrapartida, ao conhecer in loco a nossa realidade, ele se prontificou a estudar o que o governo pode fazer para melhorar o ambiente de negócios do setor de panificação”, pontuou.

Um dos gargalos apresentados foi a questão da compra de insumos que tem de ser colocada uma margem de valor agregado, que deixa a tributação mais pesada, pois é necessário cobrar do fornecedor e isso tem provocado custo adicional para as panificadoras. Em resposta, Sérgio Gonçalves comentou a possibilidade de verificar junto à Secretaria de Fazenda a possibilidade de se instalar um regime especial.

O governador em exercício, conforme o presidente do Sindipan-RO, demonstrou interesse em solucionar esta questão, preservando o poder de arrecadação do Estado, mesmo reduzindo substancialmente esse tributo para a indústria da panificação.

“Aproveitei para convidar o vice-governador Sérgio Gonçalves para participar da FIPAN 2023, uma das maiores e mais importantes feiras da área da panificação no país, que acontece de 23 a 27 de julho, no Centro de Exposições Expo Center, em São Paulo", disse o líder sindical. 

Para o empresário e diretor do Sindipan-RO, Rogério Batista Siqueira, proprietário da panificadora Pão da Terra, destacou o momento como ímpar, pois nunca viu um líder do governo estadual dar atenção para os empresários da panificação.

"Mais uma vez, o sindicato buscando melhorias para o setor de alimentos. Percebemos o interesse dele em querer nos ajudar. Ouviu atentamente nossas necessidades. Confesso que sai da reunião esperançoso, porque sentimos a empatia ao se colocar no nosso lugar e temos certeza que teremos atendidos alguns dos nossos pedidos", pontuou o empresário.

 

 


Mais notícias

Prejuízos do ‘Brasil Ilegal’ somaram em todo o país R$ 453,5 bilhões em 2022

47 por cento da população avalia sua qualidade de vida como boa ou ótima, aponta pesquisa da CNI

Brasil leva maior delegação para mundial de robótica nos EUA com 140 estudantes

43 por cento dos brasileiros dizem que saúde pública deve ser prioridade do governo