IMPRENSA
11 de September de 2023 - 09h25

A- A A+

Unidades SESI-SENAI de Rondônia homenageiam proclamação da Independência do Brasil

A unidade SESI-SENAI Lagoa, de Porto Velho, realizou atividade alusiva ao 7 de setembro e a celebração contou com a participação das turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental, sob a coordenação das docentes Edna Moura, Ana Paula Gonçalves, Gesianny Carvalho, Priscila Freitas, Adriana Simões e Ivonete Scheffmacher. O terceiro sargento Marcos Miranda e a cabo Marilia Jéssica, do 5º Batalhão da Polícia Militar de Rondônia, direcionaram os alunos para uma marcha simbólica no espaço da escola.

 

Segundo a gerente Juliane Loubach Sordino, a atividade de comemoração da semana da pátria foi uma oportunidade de trabalhar aspectos relacionados ao tema e a importância da história do nosso pais. Momento esse que marca a autonomia do povo brasileiro nos aspectos econômicos, políticos e sociais em prol do desenvolvimento do País. A coordenadora pedagógica Vanessa Souza, enfatizou que é necessário o engajamento dos alunos na atividade, tendo em vista que a data é uma das mais importantes da história do Brasil

Já o SESI de Cacoal, de acordo com o gerente Rodolfo Lentz, teve participação no desfile escolar do 7 de setembro. “O tema foi a terra do cacau, capital do café, valorizando a identidade regional. Demos a nossa contribuição para o município e também para o Brasil, comemorando esse evento cívico importante para a nação, trazendo as profissões e a contribuição da indústria nesse desenvolvimento regional e nacional. A equipe se dedicou, durante algumas semanas, para organizar o evento”, relatou.

 

O gerente do SENAI Cetem e SESI Saúde Porto Velho, Cleber Santos, que durante anos prestou o serviço militar na Aeronáutica, destacou a importância de se comemorar o 7 de setembro. “É uma data marcante da história do Brasil e não podemos deixar passar em branco nossos 201 anos de independência”. Para a gerente da unidade SENAI de Ariquemes, Ângela Candelório Bim, a proclamação da independência é uma das datas mais significativas para todos os brasileiros. “Parabéns, Brasil, pelos 201 anos da nossa independência”, disse.

 

Na unidade de Ji-Paraná, a gerente Cintia Aparecida reuniu professores e alunos com o intuito de festejar e homenagear os 201 anos da independência do Brasil. “Tivemos esse momento cívico, uma demonstração do nosso respeito às datas que marcam momentos históricos responsáveis por mudar os rumos do nosso país. É fundamental fortalecer nos nossos jovens que estes momentos do passado até hoje influenciam nosso presente e certamente nosso futuro como brasileiros”, comentou.

 

Em Nova Mutum, a unidade SESI local reuniu os alunos para também prestar homenagem ao 7 de setembro com a realização de inúmeras atividades relacionadas à proclamação da independência do Brasil. Com a professora Rosicleide Ramos os alunos participaram do jogo de perguntas e respostas sobre o tema. A professora Cristina Andreza de Souza Rodrigues apresentou breve histórico sobre a importância do hino e respeito a bandeira do Brasil.

 

A coordenadora pedagógica Ana Paula contou que “os alunos cantaram o hino da independência e que significou um momento cívico em homenagem à pátria. Para colorir de verde e amarelo, as turmas da Educação Infantil trabalharam com ludicidade a data com dinâmicas das cores da bandeira, importância do hino e roda de conversa com nossos pequenos patriotas”.

 

O SESI de Pimenta Bueno se engajou nas comemorações da Semana da Pátria promovendo um ambiente educacional repleto de patriotismo e cidadania. Um dos destaques da celebração foi o Mural de Exposição Patriótica, localizado em um ponto de destaque. Nas salas de aula, os professores produziram atividades especiais focadas na história do Brasil, a importância da Constituição e os valores cívicos. Os alunos se envolveram em trabalhos estimulantes, criando arte inspiradoras e redações reflexivas, todos relacionados ao tema da Semana da Pátria.

 

O gerente da unidade SESI de Pimenta Bueno, Diógenes Pierre lembrou que o 7 de setembro é uma data nacional importante e que os alunos participaram do desfile alusivo à data na cidade.

 


Mais notícias

Em data alusiva ao livro infantil, unidades SESI-SENAI-IEL-RO destacam importância da leitura

Alunos SESI-SENAI-IEL Lagoa e SESI Nova Mutum são medalhistas em Olimpíada de Matemática Mirim

SESI-SENAI-IEL Lagoa realiza formação focada na arte e tecnologia como ferramenta de aprendizagem

SESI de Pimenta Bueno promove palestra de conscientização e prevenção à dengue