IMPRENSA
11 de September de 2023 - 11h51

A- A A+

Explorando o Folclore Brasileiro com a turma do Pré I do SESI de Pimenta Bueno

O projeto Folclore Brasileiro com a Turma do Pré I aconteceu com o objetivo de promover uma jornada com a participação das crianças a descobrirem as tradições folclóricas do Brasil. Uma das atividades envolveu a criação de guarda-chuvas de papel, uma experiência que uniu criatividade e conhecimento cultural.

Segundo a professora Caroline Estéfani, os alunos foram apresentados a lendas e histórias do nosso folclore, como a do Saci-Pererê, da Iara e do Boto Cor-de-Rosa. “Elas ficaram fascinadas com as narrativas e com os personagens que habitam o imaginário popular brasileiro”, disse.

Caroline comentou que “para trazer um pouco desse mundo mágico para a vida delas, decidimos criar guarda-chuvas inspirados nos elementos dessas histórias, usando materiais simples, como papel colorido, lápis de cor, tesouras e cola, elas deram asas à sua criatividade. Cada guarda-chuva era único, com cores brilhantes e desenhos que representavam os personagens e elementos das lendas folclóricas”.

Durante o processo de criação, as crianças aprenderam sobre a importância do folclore na nossa cultura e entenderam como essas histórias são passadas de geração em geração, mantendo viva a nossa identidade como brasileiros.

Além de estimular a criatividade e o aprendizado sobre o folclore, essa atividade também promoveu a cooperação entre as crianças, já que muitas delas trabalharam juntas para concluir seus projetos. Foi uma oportunidade valiosa para cultivar valores como amizade e trabalho em equipe.

Para o gerente Diógenes Pierre, o projeto Folclore Brasileiro foi uma experiência inesquecível para nossos pequenos. “Eles não apenas se divertiram fazendo arte, mas também se conectaram a cultural de uma maneira única. Esse projeto, com seus guarda-chuvas coloridos e histórias folclóricas, certamente deixou uma impressão duradoura nas mentes e corações de nossas crianças, lembrando-lhes da beleza e riqueza do nosso folclore brasileiro”.


Mais notícias

Alunos com necessidades educacionais especiais é tema de encontro no SESI-SENAI-IEL Lagoa

SESI Saúde de Cacoal promove atividade de conscientização sobre o câncer de mama

Alunos da unidade SESI-SENAI-IEL de Cacoal brilham em torneio de robótica

Pré I do SESI de Pimenta Bueno explora sabores de frutas como aprendizado