IMPRENSA
14 de September de 2023 - 11h23

A- A A+

Alunos da unidade SESI-SENAI-IEL de Cacoal brilham em torneio de robótica

Marcado por disputas acirradas, torcidas animadas e muita diversão, o torneio de robótica realizado na quadra da unidade SESI-SENAI-IEL de Cacoal, conta com a participação de professores e alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, auxiliados pela coordenação pedagógica e a professora de robótica educacional, Kamila Carvalho.

Durante o torneio, que teve como tema: “Fonte de Energias Renováveis”, os alunos foram avaliados pela criatividade, pertinência ao tema, sustentabilidade, inovação tecnológica, funcionalidade do projeto, e cooperação entre a equipe. A cada ano a competição estimula o trabalho colaborativo, a criatividade e traz desafios do mundo real.

 

Foram premiados nas seguintes categorias: Projeto de Pesquisa 3° série Novo Ensino Médio (NEM), Core Values: 1° série NEM e disputa de robôs que foi divido em dois segmentos: 9° ano e 3° série NEM.

 

Houve a participação do DJ Dudu, praça de alimentação e transmissão ao vivo do torneio pelas mídias sociais como o YouTube.  O torneio foi organizado pelos professores do SESI-SENAI e parceiros de outras instituições especializados na área da robótica e engenharia.

 

A  robótica educacional no SESI-SENAI tem como objetivo formar alunos mais proativos, fortalecer o pensamento crítico, comunicação, criatividade  e a resolução de problemas através de novas ferramentas. A afirmação é da professora Kamila.

 

“Para nós é gratificante testemunhar o resultado de um processo cujos objetivos já foram alcançados, queríamos engajar os estudantes em ensino por investigação e com um processo de resolução de problemas, envolvendo iniciativa e tecnologia. É muito bom vê-los envolvidos na resolução de um problema, desafio que faz parte do torneio”, comentou a professora.

 

Para a aluna Maysa Bianchini (9° ano) o torneio de robótica é uma oportunidade de mostrar as habilidades adquiridas durante as aulas. “Hoje, nós, alunos do 9° ano estamos felizes com o resultado apresentado”, disse.  

Conforme a coordenadora de educação Rosiani Marli Módulo, o evento é de suma importância para os adolescentes e jovens da escola e visa desenvolver e preparar os alunos para competições nacionais e internacionais na área. A iniciativa fortalece a capacidade de inovação, criatividade e raciocínio lógico além de prepará-los para o mundo do trabalho.

O gerente Rodolfo Lentz ressaltou que os participantes usaram a imaginação e a criatividade para buscar soluções inovadoras construindo robôs feitos com peças e programados com a tecnologia Lego. “A robótica também influencia, auxilia e melhora o aprendizado de matérias de ciências humanas, além de melhorar a escrita. Uma vez que o aluno aprende a organizar melhor suas ideias e pensamentos, ele consegue estruturar com mais facilidade o texto a ser escrito”, finalizou.


Mais notícias

SESI Saúde de Cacoal promove atividade de conscientização sobre o câncer de mama

SESI Saúde de Ji-Paraná promove ações preventivas em indústrias locais

SESI-SENAI-IEL de Cacoal marca presença na Conferência de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável

DR-RO dá continuidade aos cursos de primeiros socorros e brigada emergencial