IMPRENSA
25 de September de 2023 - 11h33

A- A A+

Professores do SESI-SENAI Lagoa participam de curso Primeiros Socorros com Ênfase na Lei Lucas

A unidade SESI-SENAI Lagoa, de Porto Velho sediou o curso Primeiros Socorros com Ênfase na Lei Lucas nº 13.722/2018, ministrado pela equipe da Treining Service Cursos e Treinamentos, formada por enfermeiros, socorristas, especialistas em urgência e emergência, técnicos de segurança no trabalho, paramédico, bombeiro civil, dentre outros profissionais voltados à área da saúde.

 

O treinamento aconteceu durante dois dias (22 e 23) nas dependências da escola e contou com a participação de 24 professores e educadores do SESI e do SENAI. A Treining Service também vai ministrar os cursos Brigada de Incêndio e Primeiros Socorros para os colaboradores da FIERO, SESI, SENAI e IEL, dia 6 e 13 de outubro, respectivamente, no auditório da Casa da Indústria.

 

Depois da experiência deste curso, os educadores estão mais preparados com as técnicas aprendidas, com a abordagem correta quando precisarem prestar os primeiros socorros, pois conseguirão avaliar a vítima ao ponto de entender qual o momento para prestar os primeiros socorros e não ser necessário chamar atendimento médico, o Samu ou um bombeiro. Os participantes receberam certificado.

 

De acordo com a gerente de Saúde/Segurança e Promoção da Saúde SESI-RO, Maria Lúcia dos Santos Silva, esse curso deu início uma série de atividades que o setor programou para setembro e outubro. “Nosso objetivo é garantir o bem-estar dos funcionários, como também os trabalhadores das industrias, a partir do cumprimento de leis e normas regulamentadoras criadas com o intuito de dar mais segurança para os nossos profissionais”, disse.

 

Lúcia explicou que “a Lei Lucas nasceu em decorrência de acidente com um estudante. Ele engasgou, quando participava de um passeio promovido pela escola e os professores, não estavam capacitados, não sabiam as técnicas para reverter a situação e por conta disso, a criança faleceu. O tempo para fazer esse socorro é primordial para salvar uma vida. Então quanto mais rápido for o atendimento, o socorro para essa pessoa, mais chances ela tem de sobreviver”, comentou.

 

A Lei Lucas é uma lei federal que obriga todas as escolas e estabelecimentos de educação, que os seus professores e educadores tenham curso de primeiros socorros. “Por sua relevância, esse curso foi muito bem aceito pelos nossos profissionais de educação, que ao final, foram unânimes em reconhecer que realmente estavam precisando reciclar as técnicas de primeiros socorros e agradeceram pela iniciativa”, pontuou Lúcia

 

Segundo Lúcia, o curso também será disponibilizado para as demais unidades do SESI-SENAI de Vilhena, Cacoal, Ariquemes, Pimenta Bueno e Ji-Paraná. Então, além do curso da Lei Lucas específico para os professores, os demais colaboradores também vão ser beneficiados com o curso de primeiros socorros, pois essas noções básicas poderão usadas, não apenas no ambiente de trabalho, mas em casa, em qualquer lugar que um atendimento for necessário.

 

A coordenadora de educação da unidade SESI Nova Mutum, Ana Paula comentou que “não poderia deixar de participar desta ação preventiva do SESI Saúde realizada com objetivo de apresentar uma proposta preventiva e formativa de primeiros socorros. Esse treinamento é de grande importância em todos os âmbitos, por oportunizar a reciclagem das técnicas, pois na escola é imprescindível, pois lidamos com vida a todo tempo e por ser tratar de cuidados básicos e trabalhar os princípios dos Primeiros Socorros é salvar vidas. Considero uma iniciativa excepcional e grande relevância para nossa rotina escolar”, afirmou.

 

A pedagoga Sussileide Morais da Silva, do SESI Lagoa também participou e ressaltou a importância do curso. “É fundamental estarmos ainda mais preparados para situações de emergência. Por isso, esse treinamento é de fundamental, pois lidamos com vidas e ter profissionais preparados se faz necessário no caso de determinadas situações. A iniciativa desta reciclagem em Primeiros Socorros, foi muito válida e extremamente significativa. Espero que possamos dar continuidade às ações que impactem positivamente no nosso dia-a-dia”.

 


Mais notícias

Em data alusiva ao livro infantil, unidades SESI-SENAI-IEL-RO destacam importância da leitura

Alunos SESI-SENAI-IEL Lagoa e SESI Nova Mutum são medalhistas em Olimpíada de Matemática Mirim

SESI-SENAI-IEL Lagoa realiza formação focada na arte e tecnologia como ferramenta de aprendizagem

SESI de Pimenta Bueno promove palestra de conscientização e prevenção à dengue