IMPRENSA
25 de September de 2023 - 12h19

A- A A+

Falta pouco: Congresso Internacional de Inovação da Indústria discute inovação e sustentabilidade em SP nesta semana

A 10ª edição do evento ocorrerá no São Paulo Expo na quarta (27) e quinta-feira (28) e contará com palestrantes brasileiros e estrangeiros 

 

O Congresso Internacional de Inovação da Indústria terá números recordes nesta 10ª edição, marcada para os próximos dias 27 e 28, no São Paulo Expo, na capital paulista. Além dos painéis, que terão a participação de 18 palestrantes internacionais e 42 brasileiros, haverá uma ampla área onde serão expostas tecnologias e inovações das empresas patrocinadoras do evento. Também haverá estandes dos organizadores do Congresso, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), e dos correalizadores, SESI, SENAI e IEL. A participação é gratuita. Faça aqui sua inscrição

 

Com o tema ecoinovação, o Congresso terá a presença de nomes internacionais de peso, CEOs de muitas das principais indústrias brasileiras e multinacionais, além de representantes do governo. Entre os nomes de destaque estão a italiana Mariana Mazzucato, especialista em financiamento para inovação e professora de economia da Universidade de Sussex, na Inglaterra, além de autora de importantes livros sobre indústria e inovação. 

 

Também confirmou presença a cofundadora do Biomimicry Institute, Janine Benyus, que falará sobre a jornada da ecoinovação nas empresas. Daniel Moczydlower, CEO da Embraer X (que criou o projeto eVTOL, conhecido como carro voador), falará sobre políticas públicas de ecoinovação. Lideranças de grandes indústrias, como André Clark, da Siemens Energy, e Bernardo Gradin, da Granbio, participarão também de paineis do Congresso. 

 

A diretora de Inovação da CNI, Gianna Sagazio, destaca que o Congresso é uma oportunidade para empresários, representantes de governos e academia debaterem um tema essencial para o Brasil. “Queremos mostrar a importância da inovação aliada à agenda de sustentabilidade, um assunto urgente. O Brasil tem condições de abrir muitas oportunidades em ecoinovação com energias renováveis, tais como o hidrogênio verde, e a descarbonização da economia”, diz Gianna Sagazio.

 

O Sebrae, co-organizador do evento, levará ao Congresso soluções desenvolvidas por startups e empresas de base tecnológica para setores como construção civil, saúde, indústria têxtil, transporte de carga e passageiros e agricultura. Dessa forma, o espaço do Sebrae demonstrará o protagonismo transformador dos pequenos negócios para a economia verde e oferecerá um ambiente de atração de novas parcerias e investimentos. 

 

Entre as empresas presentes estarão a Quantis, que desenvolveu uma bioimpressora 3D para tecidos humanos, e a Phycolabs, responsável pela criação de uma fibra têxtil a partir de algas marinhas, ambas de São Paulo. Pela região Norte, estarão a Mazodan, do Amapá, para demonstrar um tipo de argamassa sustentável, e a Aeroriver, do Amazonas, com o protótipo de um barco voador, constituído para flutuar acima dos rios da região Amazônica. São pequenos negócios de base tecnológica que passaram por programas do Sebrae, como o Inova Amazônia, voltado à bioeconomia; e o Catalisa ICT, que promove a aproximação entre a pesquisa científica e o mercado. 

 

“Inovação aliada à sustentabilidade é fundamental para a sobrevivência de empresas que enfrentarão um mercado cada vez mais competitivo e de uma sociedade atenta ao impacto dos negócios. Este Congresso é uma grande oportunidade para que as empresas se inspirem, ganhem conhecimento, troquem experiências”, ressalta o diretor técnico do Sebrae, Bruno Quick. 

 

Índice Global de Inovação

 

Uma novidade desta edição do evento será o lançamento mundial do Índice Global de Inovação (IGI). Haverá um debate sobre os desafios para o Brasil e para a ecoinovação. A CNI é parceira de divulgação do IGI – ranking anualmente publicado pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI - WIPO, na sigla em inglês), em parceria com o Instituto Portulans. No ano passado, o Brasil ficou no 54º lugar entre 132 países avaliados. 

 

>> PATROCINADORES VÃO LEVAR CASES INOVADORES 

 

Os patrocinadores do evento vão levar uma série de cases de sucesso de inovação. A Embraer, por exemplo, vai levar um simulador de voo que estará disponível para os participantes do evento sentirem a emoção de pilotar uma aeronave. A General Motors (GM) apresentará um carro elétrico e a Enel terá em seu estande um equipamento que desenvolveu para o carregamento de veículos elétricos.

 

Finep

 

A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) terá um ambiente sensorial voltado para apresentação de projetos que a entidade financia, principalmente por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) – principal fonte de financiamento a CT&I do país. 

 

Embrapii

 

A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), por sua vez, vai apresentar projetos relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. O ODS 9 (Indústria, inovação e infraestrutura) é o que mais se destaca, com presença em 32,6% das iniciativas apoiadas. Algumas dessas iniciativas vão estar no espaço da Embrapii, com o detalhamento do case. Em 10 anos, a empresa já apoiou mais de 2 mil projetos, que receberam R$ 3,17 bilhões em investimento. São mais de 1,4 mil empresas apoiadas por uma rede de 96 Unidades Embrapii espalhadas por todo o país, com 10,3 mil pesquisadores. 

 

Natura

 

A Natura vai expor duas demonstrações de tecnologias inovadoras e sustentáveis por meio das marcas UNA, marca de maquiagem que há mais de 10 anos traz tecnologia e ativos de tratamento para o portfólio, e Ekos, uma rede sustentável de economia de floresta em pé, que prioriza a conservação do meio ambiente e o apoio às populações locais, desenvolvendo produtos a partir da maior sociobiodiversidade do planeta. 

 

Ford

 

A Ford vai apresentar um carro híbrido, o Maverick Hybrid, e dois carros elétricos, o Mach-E e o E-Transit, no evento. A empresa tem como metas atingir a neutralidade global de carbono até 2050 em veículos, instalações, processos e na cadeia de fornecimento, além do uso de 100% de energia renovável nas operações de manufatura. Outra meta da Ford é produzir, anualmente, 600 mil veículos elétricos no mundo até 2024, e 2 milhões até o fim de 2026.

 

GM

 

A General Motors (GM) vai expor um Chevrolet Bolt EUV, o SUV elétrico da marca. O automóvel, que não emite gases poluentes, tem um motor elétrico de 203 cv de potência e torque instantâneo de 36,7 kgfm, suficientes para levar o carro de 0 a 100 km/h em apenas 7,7 segundos. Conta com alto grau de conectividade e tecnologia, além de autonomia média de 456 km, que pode ser estendida de acordo com o comportamento do condutor, já que o modelo também conta com um sistema de regeneração de energia para a bateria durante as frenagens e desacelerações. O Chevrolet Bolt EUV é o carro oficial do Congresso Internacional de Inovação da Indústria, responsável pelo transporte da organização e dos palestrantes durante o período do evento.

 

Festo

 

A Festo, empresa de tecnologia de automação, vai apresentar dois projetos biônicos no Congresso de Inovação. Um deles é o AirJelly, objeto voador com atuador peristáltico. Com oito tentáculos adaptativos, os movimentos do AirJelly chegam muito perto do modelo biológico e pesa apenas 1,3 kg. Outro projeto da Festo que estará presente no Congresso será o eMotionButterflies, objetos voadores ultraleves que se comportam coordenada e coletivamente. 

 

BASF

 

A BASF, empresa fabricante de aditivos para plásticos, vai apresentar em estande no Congresso a tecnologia trinamiX, capaz de identificar com precisão a composição de plásticos em diversos materiais. Por meio de um dispositivo portátil que combina análise de dados com um aplicativo móvel, a tecnologia facilita a triagem de materiais e ajuda a promover uma reciclagem mais efetiva. 

 

ABDI

 

No estande da ABDI, serão apresentados os principais projetos da Agência, como o Agro 4.0, BIM Brasil, Jornada Digital e o recém-lançado MetaIndústria. Também estará presente no Congresso o Data, robô de estimação independente e interativo da Agência. 

 

Suzano

 

A Suzano, empresa de papel e celulose, vai disponibilizar os copos que serão utilizados no evento. Eles são feitos a partir de matéria-prima de fonte renovável e 100% produzida no Brasil, e unem inteligência sustentável com tecnologia. 

 

Rockwell

 

O estande da Rockwell Automation terá um QR Code para os participantes do Congresso acessarem um teste rápido para descobrirem sua posição total na jornada de sustentabilidade e o que é preciso ser feito para atingir os objetivos de sustentabilidade. A Klabin, produtora e exportadora de papéis para embalagens, vai expor mobiliário sustentável no evento. Os móveis são feitos de papelão ondulado, a partir de matéria-prima de fontes renováveis.

 

>> PRESENÇA DOS CORREALIZADORES DO EVENTO

 

SENAI 

 

O Brasil é uma potência ambiental e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) apresentará, no estande do Congresso, os resultados das Missões Industriais em quatro temas estratégicos – transição energética, economia circular, bioeconomia e transformação digital – em parceria com as empresas Eletrobrás, CTG Brasil, Grupo Petrópolis e Suzano. 

 

Por meio das Missões Industriais, uma das categorias da Plataforma Inovação para a Indústria, o SENAI conecta diferentes organizações para desenvolver projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) com impacto significativo na sociedade. No espaço, o SENAI também vai apresentar diferenciais em produtividade e digitalização. 

 

SESI - Educação 

 

Na área de educação, o Serviço Social da Indústria (SESI) vai apresentar dois produtos desenvolvidos por estudantes nas competições de Robótica. O primeiro deles é a Termolar Adventure, da equipe Red Rabbit, do SESI de Americana (SP), que criou uma mochila refrigerada e personalizada que ajuda crianças e adultos com doenças tratadas com medicamentos termolábeis, ou seja, que devem ser mantidos em temperatura de 2° a 8°C. A mochila é uma solução para quem não tem energia elétrica em casa ou que sofre de instabilidade com a rede.

 

A outra solução é o Cinnawap, desenvolvido pelos estudantes da Titans, do SESI Planalto, em Goiânia (GO). O Cinnawap é uma substância líquida encapsulada que adiciona cheiro de canela aos condutores e espanta as aves que danificam condutores e fios elétricos, uma alternativa sustentável para as empresas de energia. 

 

O SESI também vai mostrar que a rede de ensino tem vagas gratuitas para trabalhadores da indústria que não concluíram o ensino fundamental ou médio, por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Um exemplo é a parceria com a Natura, que está possibilitando a 3 mil consultoras retomarem os estudos. 

 

SESI - Saúde 

 

O SESI vai apresentar na área de Saúde e Segurança na Indústria ferramentas para promoção da saúde do trabalhador por meio da gestão baseada em dados, impactando a produtividade da indústria, como a Avaliação de Saúde e Segurança em Trabalhadores da Indústria (ASSTI) e o InfoSESI, a maior plataforma privada de SST da Indústria no Brasil. 

 

A ASSTI é uma ferramenta de avaliação dos hábitos de vida e condições da saúde de colaboradores das empresas que ajuda os gestores na tomada de decisão que melhoram a qualidade de vida e saúde dos trabalhadores. 

 

O InfoSESI, por sua vez, é uma solução com mais de 160 indicadores de SST, que contém dados de mais de 4,3 milhões de trabalhadores da indústria em mais de 50 mil estabelecimentos industriais. É a maior plataforma privada de SST da Indústria no Brasil. 

 

Instituto Euvaldo Lodi

 

Este ano, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) participa do Congresso de Inovação com iniciativas de inovação importantes para empresas e para o público: o Programa Inova Talentos, que tem como foco a integração entre academia e empresas para promover o aumento da competitividade e produtividade da indústria brasileira por meio do aporte à inovação.

  

A Plataforma de Educação Executiva, criada para oferecer cursos de educação empresarial de forma virtual, presencial e semipresencial. No site há cursos de Lei Geral de Proteção de Dados, Comunicação, Metodologias Ágeis para Gestão de Pessoas, Liderança, Marketing, além de duas trilhas de desenvolvimento em Soft Skills e Transformação Digital. 

 

E a Plataforma de Gestão e Conexão, que conecta empresários, gestores e consultores de todo Brasil, para que troquem informações sobre operações do dia a dia, inteligência e gestão de performance das empresas. A plataforma permite criar formulários para coletar e analisar dados da empresa em tempo real e, a partir dessas informações, identificar desafios, acompanhar metas, melhorar o processo de decisões e reportar os resultados. 

 

>> Confira a programação completa do evento.


Mais notícias

Produção industrial retoma o crescimento e emprego segue em alta, aponta CNI

SESI Lab abre visitas noturnas para alunos da EJA e universitários

Presidente da FIERO participa do Fórum Empresarial Brasil-Colômbia em Bogotá

Prejuízos do ‘Brasil Ilegal’ somaram em todo o país R$ 453,5 bilhões em 2022