IMPRENSA
28 de September de 2023 - 11h41

A- A A+

“Biscoito da Leitura” e “Leitura Saborosa" integram Projeto Alfabetizar realizado pelo SESI Nova Mutum

Com o objetivo de trabalhar a leitura e escrita de forma lúdica, as professoras Beatriz Passos, do 1º ano e Ana Cleia Diógenes, do 2º, da unidade SESI de Nova Mutum, realizaram atividade focada no desenvolvimento de habilidades e competências no processo de alfabetização dos anos iniciais.

 

A iniciativa dos docentes envolveu receitas de biscoitos, disse a pedagoga Ana Paula de Almeida Oliveira. “Ler e escrever é verdadeiramente uma delícia e a ludicidade trouxe as aulas um sabor especial. Uma proposta com receitas mágicas que a cada ingrediente, uma palavra nova”, explicou.

  

O processo de construção da leitura e escrita se torna significativo quando se envolve um elo de construções lúdicas que afloram a aprendizagem, comentou a pedagoga. “Ler e escrever é um ato complexo e a cada descoberta de sons e palavras, vai se construindo uma história fantástica e novos conceitos abrem portas para o mundo da leitura e escrita, afirmou Ana Paula. 

  

A docente Beatriz Passos afirmou que brincar com as palavras é envolver de significado e elaborar hipóteses, criar e viajar nas linhas do pensamento. “Realizamos a atividade “Biscoito da Leitura” para estimular a leitura de forma divertida. A cada biscoito sorteado palavras novas surgiam e de forma clara e objetiva tornando aprendizagem significativa. Trabalhar com as palavras nessa fase de construção da alfabetização precisa haver sentido para os alunos, estabelecer relação na sonoridade das palavras e escrita de novos vocábulos”, disse Beatriz.

  

Umas das ações, denominada “Leitura Saborosa” contou com a participação de mães, tias e avós.  A proposta, segundo a professora Cleia, “era o aluno produzir uma receita junto com o representante da família. Em seguida, o estudante produzia um cartaz para apresentar para os demais da turma os ingredientes utilizados. Cada responsável com o filho, sobrinho ou neto, faziam esse compartilhamento. No encerramento, todos saborearam os quitutes.

 

Para trabalhar gênero textual, a professora Ana Cleia Diogenes realiza no decorrer do mês de setembro ações focadas na linguagem oral e escrita. “Alfabetizar é construir a cada minuto, cada letra escrita na linha do caderno, o olhar da criança sobre o mundo e suas descobertas. As receitas foram escritas pelos alunos, estimulando a linguagem escrita e construção de novas palavras”, finalizou.

 


Mais notícias

Primeiros Socorros marca o encerramento do ciclo de cursos do SESI Saúde em Porto Velho

SESI-SENAI-IEL Lagoa e SESI Nova Mutum promovem capacitação focada em adaptação e inclusão

SESI Nova Mutum realiza atividade de conscientização do respeito às diferenças

SESI Nova Mutum promove ações de conscientização da importância da preservação da vida