IMPRENSA
29 de September de 2023 - 09h08

A- A A+

Alunos do 5º ano do SESI de Nova Mutum integram atividade Uma Viagem ao Espaço

Desenvolvido a partir de um sonho da professora Flávia Dias, o projeto denominado “Uma viagem ao espaço” se transformou em realidade com a participação dos alunos do quinto ano da unidade SESI de Nova Mutum e também de familiares e responsáveis que prestigiaram as apresentações e produções feitas pelos estudantes.

 

Os alunos realizaram pesquisas, maquetes, cartazes, criaram foguetes bem como, apresentações em forma de música, teatro e jogral. Atividade contou ainda com a presença dos convidados da comunidade escolar da rede pública.

 

A professora Flávia Dias explicou que “o tema é relevante e agregador valores dentro da disciplina de ciências e aguça a curiosidade dos alunos em busca de respostas sobre o universo e seus mistérios através de pesquisa, um dos aspectos importantes é levar o aluno a conhecer de forma prazerosa um pouco mais sobre o universo, suas curiosidades e futuramente se tornar um cientista renomado”, afirmou.

 

Flávia ressaltou que o sistema solar é rico em mistérios, curiosidades e belezas. “Ele é apenas um dos tantos existentes em nossa galáxia dando uma ideia de amplitude e magnitude. Até pouco tempo acreditava-se que a terra era chata e estava no centro do sistema.

Essas ideias foram mudando ao longo dos tempos e muitas ideias ainda estão por vir. A constante inquietude e a vontade de saber mais impulsiona o ser humano a questionar, pesquisar e estudar o diferente. O pensamento infantil busca constantemente respostas para suas dúvidas e curiosidades”, declarou.

 

Na oportunidade, a docente elogiou a criatividade na construção das mesas temáticas e na apresentação da dinâmica envolvendo alunos do 5º ano da escola Nossa Senhora de Nazaré.

 

Segundo a aluna Nathalie Hargesheimer, “aprender sobre o sistema solar é importante, não é somente uma coisa que devemos aprender na escola, mas fora dela, é algo que nos ajuda a entender sobre o mundo ao redor, sobre coisas nunca vistas antes, nunca imaginadas, espero que assim como eu, muitas pessoas possam entender sobre a importância do sistema solar e levar para a toda a vida”, disse.

 

Para Jurivar Gomes, pai da aluna Maria Luísa, foi maravilhosa a apresentação em sala de aula sobre o sistema solar. “A alegria e entrega das crianças realmente foi ímpar.  Acompanhei a minha filha no processo de confecção do planeta e percebi o quanto foi importante para ela. O despertar do interesse das crianças pelo universo com toda a sua complexidade é lindo de se ver”, pontuou.

 

Gomes destacou que estudando o sol, os planetas e suas luas, bem como os seus respectivos movimentos, as crianças foram apresentadas a um mundo desconhecido, quase uma realidade paralela. “A imersão das crianças na apresentação fez com que se sentissem parte do próprio sistema. O resto ficou por conta da imaginação”, exultou o pai da aluna.


Mais notícias

SESI de Pimenta Bueno promove palestra de conscientização e prevenção à dengue

Simulados de provas são essenciais para os alunos, diz gerente de Educação

SESI Saúde de Cacoal encerra mês da mulher com palestra preventiva

Alunos do SESI-SENAI-IEL de Cacoal participam de evento local