IMPRENSA
29 de September de 2023 - 12h24

A- A A+

Técnico da Cebep RO selecionado para Júri Presidente na Olimpíada do Conhecimento

Programada para acontecer no período de 16 a 20 de outubro, a ocupação #33 – Tecnologia Automotiva da Olimpíada do Conhecimento (OC) 2023, vai contar com a participação do técnico da Coordenação de Educação do Departamento Regional de Rondônia (DR-RO), Alexandre Custódio, designado para atuar como Júri Presidente, na escola SENAI Conde José Vicente de Azevedo, em São Paulo.

 

Custódio explicou que o Júri Presidente é um delegado técnico designado pela Comissão Organizadora para liderar os jurados de uma ou mais ocupações. “Para isso, ele deve ter total domínio do Regulamento da Competição, do Descritivo Técnico, do Sistema de Avaliação e dos demais documentos oficiais do evento. Deve possuir também, habilidades de liderança, comunicação clara e objetiva e capacidade de conduzir os possíveis conflitos da ocupação de forma a promover o entendimento entre as partes envolvidas”, pontuou.

 

De acordo com o técnico entre a suas principais funções, ele citou, reportar a Organização da Olimpíada do Conhecimento e delegar responsabilidades técnicas e funções da ocupação ao avaliador líder, acompanhar o processo de aplicação e avaliação das provas da ocupação que estiver sob sua responsabilidade e presidir as reuniões de seu júri como integrante neutro.

 

Nesta edição, o SENAI de Rondônia vai competir na ocupação #18 – Instalações Elétricas Prediais, que está ocorrendo até hoje, sexta-feira, 29, na escola SENAI Odilon Ribeiro Coutinho, João Pessoa. O aluno competidor é jovem aprendiz da Energisa, Marcus da Silva Barbosa, da turma de Eletrotécnica, da unidade SENAI CETEM, cujo treinamento esteve à cargo do instrutor e avaliador Messias Pimentel Cantanhede.

 

Segundo Messias, a participação na olímpiada é uma experiência profissional para o aluno, que será um grande aprendizado. “O participante tem a oportunidade de conhecer o que tem de mais moderno nas instalações elétricas, tem contato com as tenências do mercado na área de automação predial. O SENAI prepara os alunos para esses tipos de instalações, que será uma realidade no futuro e eles estarão preparados para o mercado de trabalho”, disse. 

 

“É uma grande oportunidade e me sinto honrado por essa experiência que vai agregar muito no meu conhecimento e aprendizado técnico. Gosto de inovação de aprender coisas novas e encarar desafios e com esse não será diferente”, comentou o aluno olímpico Marcus Barbosa.

 

Para a gerente da unidade SENAI CEET, de Porto Velho, Juliane Loubach, “a participação em Olimpíadas do Conhecimento vai além das medalhas, prêmios e diplomas. As competições proporcionam a estudantes e professores a possibilidade de expandir os seus saberes e técnicas, além de conhecerem pessoas com interesses similares de outros municípios e estados”, comentou.

 

Segundo o gerente da unidade SENAI CETEM, localizada no Distrito Industrial de Porto Velho, Cleber Santos, ao participar da OC, os jovens estão sendo preparados para tornar a indústria brasileira mais produtiva e mais competitiva. “Estes alunos não estão apenas sendo qualificados no domínio de uma competência, mas também em um alto nível de planejamento, de processo de execução, de técnicas. Este é o nível de excelência que a indústria precisa”, afirmou.

 

O diretor regional do SENAI-RO, Alex Santiago afirmou que durante a competição os alunos colocam em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. “Para nós, a OC é um grande laboratório onde podemos verificar nossos alunos olímpicos em ação e mostrando o que aprenderam no SENAI-RO. A competição constitui ainda uma maneira de avaliarmos o desempenho e o que é necessário aprimorar para que eles estejam em dia com as necessidades do segmento industrial”, pontuou Santiago.

 


Mais notícias

Cursos superiores EAD SENAI-RO formam profissionais para o mundo, disse gerente de Educação

SENAI-RO capacita instrutores para uso dos Kits Didáticos da Indústria 4.0

Analista do DR-RO participa de capacitação em energia renovável

SENAI-RO oferece consultorias para indústrias locais mediante o programa Brasil Mais Produtivo