IMPRENSA
03 de October de 2023 - 12h20

A- A A+

Alunos dos anos iniciais SESI-SENAI-IEL Lagoa aprendem montagem e programação nas aulas de robótica

Nesta aula ministrada pela professora Adriana Simões, da disciplina Educação Tecnológica, os alunos das séries iniciais da unidade SESI-SENAI-IEL Lagoa, de Porto Velho, aprenderam conceitos e processos relacionados a programação e montagem utilizando o novo material de robótica.

 

De acordo com a professora Adriana Simões, as aulas no laboratório ajudam a construir e programar novas experiências, pois desencadeiam duas satisfações dos alunos, sendo o de brincar e aprender, tornando esse aprendizado significativo e o pensamento computacional. “Eles encontram maneiras de ajudar os personagens principais e praticam a recontagem de um conhecimento usando detalhes relevantes. Isso ajuda a desenvolver suas habilidades de conversação colaborativa”, explicou.

 

Para a professora, as aulas de Educação Tecnológica são espaços de experimentação muito bons e ambientes nos quais os alunos têm se desenvolvido bastante. “Considerada essencial para as novas gerações, a alfabetização digital, da qual tem se falado pouco, tem de começar cedo. A faixa etária ideal para trabalhar esses conceitos básicos de tecnologia com as crianças é a da alfabetização, entre os 6 e os 11 anos e a escola SESI trilha esse caminho”, afirmou.

 

A coordenadora pedagógica da unidade, Vanessa Souza, destacou que além das maletas o material necessário é um tablet ou computador, para os alunos realizarem as próprias programações tendo como passo a passo alguns requisitos como: envolvimento, exploração, explicação, elaboração, avaliação e extensão (atividade extra de registro escrito).

 

Segundo a gerente da Unidade SESI Lagoa, Juliane Loubach Sordino, a proposta da escola continua sendo relacionar o conteúdo ao aprendizado em sala de aula. “Isso é possível e tem agradado aos estudantes a interação, socialização, trabalho em equipe e muita inovação”. 


Mais notícias

Alunos do SESI de Pimenta Bueno participam de aula sobre alimentação saudável

Em data alusiva ao livro infantil, unidades SESI-SENAI-IEL-RO destacam importância da leitura

Alunos SESI-SENAI-IEL Lagoa e SESI Nova Mutum são medalhistas em Olimpíada de Matemática Mirim

SESI-SENAI-IEL Lagoa realiza formação focada na arte e tecnologia como ferramenta de aprendizagem