IMPRENSA
05 de October de 2023 - 09h00

A- A A+

SENAI-RO sedia oficina de pré-teste e validação da prova prática SAEP do curso técnico em eletrotécnica

O Departamento Nacional iniciou o ciclo de oficinas para pré-testes e validação da prova prática do Sistema de Avaliação de Educação Profissional (SAEP), a ação é uma estratégia para o SENAI-Brasil no âmbito das ações realizadas em Educação Profissional e Tecnológica.

 

Em Rondônia, a unidade CETEM está sediando a oficina de validação da prova do curso Técnico em Eletrotécnica e conta com a participação dos professores e instrutores José Izaac (DR Paraíba), Francisco Amilto (SENAI Ariquemes), Joilma Chaves (DR Bahia), Rosamaria Capó Sobra (DN) e Juliano Luterek (DR Goiás).

 

O DR-RO, conforme o gerente de Educação Básica e Profissional SESI-SENAI-IEL, Jair Coelho, foi selecionado para também integrar os testes dos novos instrumentos de avaliação juntamente com mais quatro DRs. “O objetivo geral é o DN testar se essa nova prova, que será utilizada em todo o Brasil, esteja condizente à resposta do estudante, a avaliação dos especialistas profissionais, sua ligação ao mundo laboral e assuntos da teoria e da prática”.

 

“O nosso professor especialista Francisco Amilto, da unidade SENAI Ariquemes, também está participando. O objetivo dos testes é verificar a eficácia e a eficiência das provas, se estão bem elaboradas e se correspondem aos objetivos do SAEP, que é fazer o SENAI entregar sempre para o mercado e as indústrias os melhores resultados em termos de qualificação profissional dos seus estudantes e por fim futuros trabalhadores das indústrias”, explicou Coelho.

 

O gerente do SENAI CETEM, Cleber Santos juntamente com sua equipe, acolheu os representantes dos demais DRs. “Preparamos a oficina, laboratórios, materiais, pessoal, ou seja, toda à assistência necessária para a realização dos trabalhos, inclusive contamos com o apoio da equipe da Cebep, o Alexandre Custódio, a Luana Carine e a Marcela Vieira integram essa programação”.

 

Conforme o diretor regional Alex Santiago a validação da prova é do interesse do DR-RO e lembrou os excelentes resultados obtidos nos últimos três anos na avaliação do SAEP, esse importante sistema avaliador dos alunos, que confirma o sucesso do resultado das entregas às indústrias e do trabalho de formação do SENAI”.

 

SAEP

 

O Sistema de Avaliação de Educação Profissional abrange quatro dimensões sendo elas: projeto do curso, dimensão relacionada a projeção e desenvolvimento de um novo curso para portfólio do SENAI; desenvolvimento do curso, a qual está associada a todas as etapas de realização dos cursos tanto no aspecto administrativo como pedagógico; avaliação de desempenho do estudante (ADE), dimensão cujo objetivo primário é avaliar a qualidade dos cursos técnicos realizados pelo SENAI mediante a proficiência demonstrada pelos estudantes nas avaliações on line e práticas; e a quarta dimensão e não menos importante, compreende o Programa Permanente de Acompanhamento de Egressos do SENAI que visa monitorar os impactos da formação desenvolvida pela instituição no mercado de trabalho.

 

 

 


Mais notícias

“Inteligência Artificial não é mais ficção científica, é o futuro hoje”, diz gerente de Educação do SENAI-RO

Cursos superiores EAD SENAI-RO formam profissionais para o mundo, disse gerente de Educação

SENAI-RO capacita instrutores para uso dos Kits Didáticos da Indústria 4.0

Analista do DR-RO participa de capacitação em energia renovável