IMPRENSA
06 de October de 2023 - 09h03

A- A A+

SESI Nova Mutum trabalha conscientização no trânsito com ludicidade

Alunos da unidade SESI Nova Mutum participaram de ações da Semana do Trânsito com atividades realizadas sob a orientação das docentes Rosicleide Ramos e Beatriz Passos. Contação de histórias, quebra-cabeça e receitas com foco no tema “Trânsito Legal” integraram as ações com o objetivo de conscientizar os pequenos cidadãos sesianos quanto aos direitos e deveres no trânsito.

Cada aluno levou sua bicicleta e motocicleta para brincar de trânsito. Faixa de pedestre, semáforo, tudo bem organizado para fluir um momento de aprendizagem e interação com o tema. Pare, Atenção e Siga! Com muita musicalidade e ludicidade seguir as regras de trânsito foi tarefa fácil para a turma.

De acordo com Rosicleide e Beatriz, os alunos prestaram atenção e os pequenos motoristas e pedestres aprenderam o que são semáforos e o significado das cores verde, amarelo e vermelho.

“Trabalhar com ludicidade torna aprendizagem significativa e agrega conhecimento além de estimular e envolver os alunos e para estimular simulamos um mini trânsito divertido”, explicou a professora Rosicleide.

A professora Beatriz lembrou que “como toda regra de trânsito, a retirada da carteira de motorista é obrigatória e como todo motorista andar na lei é o mais correto e assim os alunos da Educação Infantil tiveram suas habilitações autorizadas para circulação de seus miniveículos”.

Além dos estudantes, as atividades contaram com a participações especiais. Denise Pereira da Silva, mãe do aluno Ellay Antônio Pereira Silva, apresentou “Uma receita diferente", a do Semáforo com confetes coloridos.

“Foi gratificante participar e contribuir para o aprendizado dos alunos”, ressaltou Denise. “Ver de pertinho o desenvolvimento e desempenho das crianças, todas inteligentes e participativas. Amei fazer parte deste dia. Principalmente ter esse momento com o meu filho na escola e nessa fase importante para criarmos memórias afetivas. Esse será um dia inesquecível em nossas vidas", afirmou.

Para falar das regras de trânsito, como uso do cinto, capacete, atenção ao sinal e semáforo e valorização da vida, a mãe da aluna Isis Picoli da Costa Fonseca Creche II, Patrícia Picoli da Costa marcou presença.

“Uma experiência muito diferente e gostosa”, comentou Patrícia. “Tive a oportunidade de participar da atividade e levar a mensagem sobre o tema da melhor forma que pude para os amiguinhos de classe da minha filha Isis. Radiante e feliz estou em fazer parte desse momento e quero mais”, declarou a mãe.

Para a pedagoga Ana Paula é fundamental conscientizar para um mundo melhor. “Mais respeito ao outro e valor a vida através de ações que tornam aprendizagem que transcendem muros da escola. E o SESI conscientiza desde a infância o ato cidadão de respeito ao trânsito e as leis consolidam uma educação para vida e para prática consciente”, declarou.

 


Mais notícias

Alunos SESI-SENAI-IEL Lagoa e SESI Nova Mutum são medalhistas em Olimpíada de Matemática Mirim

SESI-SENAI-IEL Lagoa realiza formação focada na arte e tecnologia como ferramenta de aprendizagem

SESI de Pimenta Bueno promove palestra de conscientização e prevenção à dengue

Simulados de provas são essenciais para os alunos, diz gerente de Educação