06 de October de 2023 - 09h23

DR-RO integra comitiva à Alemanha como parte do projeto Profissionais do Futuro

Representando o Departamento Regional de Rondônia, a consultora de Tecnologia e Inovação do SENAI-RO, Lissandra Fernandes integrou a comitiva brasileira que esteve na Alemanha, onde conheceu a experiência do país em Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e conceitos inovadores desenvolvidos. O intercâmbio visa formar uma rede de colaboração entre profissionais e instituições alemãs e melhorar as perspectivas de emprego de egresso de cursos da educação profissional em setores da sustentabilidade.

A iniciativa integra o Projeto Profissionais do Futuro, desenvolvido pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) em parceria com a Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ), vinculada ao Ministério Federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento (BMZ) alemão, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Ministério de Relações Exteriores (MRE), Agência Brasileira de Cooperação, vinculada ao MRE, Ministério do Trabalho e Previdência (MTP) e Subsecretaria de Capital Humano do MTP.

De acordo com Lissandra a missão internacional, foi oportuna para trazer boas práticas e adequar à realidade do Brasil, em especial à Amazônia Legal, no sentido da Bioeconomia e Economia Circular. “Durante a visita vimos exemplos práticos como o sistema profissional alemão já inclui as profissões que atuam com sustentabilidade, como a compostagem orgânica utilizando resíduos de poda e jardinagem, ou com a geração de energia elétrica e térmica a partir de biomassa do milho”, disse.

Ainda conforme a consultora do DR-RO, “o intercâmbio profissional foi benéfico para que possamos traçar novos currículos e cursos técnicos profissionalizantes demandados pela sociedade para uma transformação verde. Além disso, a visita trouxe insights no campo da inovação com práticas em digitalização e conectividade no agronegócio, como por exemplo o sistema de sensoriamento do gado na pastagem, o qual é possível monitorar em tempo real as condições do animal e até saber o quanto este consumiu de ração”, explicou.

Além, do DR-RO, o intercâmbio contou com a participação de representantes dos regionais do SENAI de Mato Grosso, entre eles, o gerente de Educação Profissional e Superior, Marcos Ribeiro. A gerente de Operações SENAI Amapá, Cleide Guedes, o analista de Desenvolvimento Industrial da Superintendência de Negócios Internacionais do Departamento Nacional do SENAI, Arman Yeltay e colegas de outras instituições dos nove estados que compõem a Amazônia Legal.

Como parte do roteiro de visitações a comitiva conheceu o Instituto Federal Alemão de Educação Profissional, onde foi possível conhecer o sistema de EPT de Empregos "verdes" com foco em bioeconomia; ao Campus Wiesengut de Agricultura Orgânica; e ao Campus Wiesengut da Universidade de Bonn de Agricultura Orgânica e comercialização de produtos de origem vegetal e animal.

A equipe da missão ainda conheceu a Fazenda de Ensino, Pesquisa e Extensão em Agricultura Orgânica e Desenvolvimento Regional Sustentável, da Universidade de Kassel; a Unidade de Witzenhausen das Escolas Agrícolas Alemãs (DEULA); o Instituto Witzenhausen de Resíduos, Meio Ambiente e Energia; e a Usina de Compostagem Kompostanlage Burgberg Witzenhausen.

O gerente de Educação Básica e Profissional SESI-SENAI-IEL-RO, Jair Coelho destacou a longa parceria da entidade com a GIZ, que há décadas está no Brasil, com o propósito de fazer parcerias em áreas estratégicas para desenvolver pessoas, processos e produtos. “Essa parceria tem dado bons frutos para o SENAI, não só na capacitação e transferência e intercâmbio de conhecimentos que temos feito, como também transformado em bons resultados. A participação da colaboradora Lissandra Fernandes, agora, na Alemanha, faz parte dessa nova empreitada”, comentou.

Conforme Coelho, a parceria tem sido fundamental para o SENAI pelos ganhos relevantes em questões como tecnologia, inovação, processos e novas metodologias, que irão contribuir com novas visões em termos de atuação do SENAI perante as indústrias, afinal, são técnicas inovadoras e conhecimentos para repassarmos para os alunos e instrutores com o objetivo de aprimoramento de suas práticas educacionais.