IMPRENSA
09 de October de 2023 - 09h08

A- A A+

Primeiro reinado é tema de “contação” de história para alunos do NEM do SESI-SENAI- IEL de Vilhena

Com o objetivo de desenvolver a criatividade e a criticidade ao recriar uma contação de fatos da história do Brasil, as professoras Durcelene A. Silva e Helen Arantes, reuniram alunos das segundas séries A e B do Novo Ensino Médio (NEM), da unidade SESI-SENAI-IEL de Vilhena para um mergulho à época do Primeiro Reinado no Brasil.

Os estudantes divididos em grupos elaboraram as respectivas “contações” de histórias e cada um desenvolveu sua dinâmica com liberdade e criatividade para se apresentar, seja mediante encenação teatral, o uso de fantoches e teve grupo que utilizou um programa de jogos denominado Game Maker Studio 2, criando personagens eletrônicos representando os vultos históricos do período imperial.

"A ideia, de acordo com a professora Durcelene, "é desenvolver habilidades para contar histórias brasileiras utilizando ferramentas tecnológicas e outras metodologias criativas para apresentar e fixar conhecimentos de conteúdos importantes da nossa história", disse. 

A professora Helen acrescentou que "a atividade proporcionou momentos de interação entre os alunos e a junção do conteúdo teórico ao prático, no caso, a contação de história, desta maneira evidenciando a criatividade dos alunos e a observação dos resultados da tarefa", explicou. 

Conforme a coordenadora de Educação, Aline Santos, "a inciativa das docentes significou o desenvolvimento dos discentes mediante práticas educativas criativas", destacou.  

O gerente da unidade, Silvio Leite também elogiou a ideia das professoras e a participação dos grupos. "Foi uma maneira dinâmica para que os nossos alunos do NEM aprendessem mais da nossa história e o Primeiro Reinado é um tema importante", finalizou. 

 

 


Mais notícias

SESI-SENAI-IEL Lagoa inicia Projeto de Leitura com participação de escritoras rondonienses

Alunos do SESI de Pimenta Bueno participam de aula sobre alimentação saudável

Em data alusiva ao livro infantil, unidades SESI-SENAI-IEL-RO destacam importância da leitura

Alunos SESI-SENAI-IEL Lagoa e SESI Nova Mutum são medalhistas em Olimpíada de Matemática Mirim