IMPRENSA
09 de November de 2023 - 11h45

A- A A+

Alunos do SESI-SENAI-IEL de Cacoal integram projeto Releituras

Sob a orientação da professora de Linguagens, Cláudia Nepomuceno, alunos do 7º e 8º anos da unidade SESI-SENAI-IEL de Cacoal, desenvolveram as atividades do projeto denominado “Releituras”, como parte da didática das aulas de produção textual.

 

O projeto de leitura é uma atividade que ocorre durante o ano letivo e a cada bimestre é desenvolvida uma atividade que se relacione com a leitura. No 4º bimestre, desenvolveu-se a atividade iniciada a partir da escolha, em grupo, de um livro que seria lido de forma compartilhada entre os componentes previamente organizados.

 

No segundo momento, com o auxílio da professora Cláudia, os grupos definiram como os jogos seriam produzidos e as orientações apresentadas, neste momento, foram revisadas as características dos textos injuntivos e instrucionais. Os dois últimos encontros foram destinados à produção dos jogos.

 

A docente explicou que o projeto teve como objetivos promover, por meio da leitura e da produção de jogos, a aquisição de conhecimentos; o desenvolvimento da compreensão e interpretação textual; a ampliação do vocabulário; o exercício da imaginação.

 

“A leitura, especialmente de literatura, permite que os estudantes usem sua imaginação para visualizar cenários e personagens e recriá-los para a construção dos jogos; a melhoria da escrita; a empatia e, principalmente, a cooperação entre os discentes”, disse Cláudia.

 

Os grupos contextualizaram as produções mediante breve apresentação, contando um pouco sobre cada livro escolhido, logo após chegou o momento de desfrutar do jogo construído por eles. Cada equipe participou de acordo com a sua preferência entre os jogos disponíveis, pois o objetivo principal foi atingido: a interação de todos com muitos sorrisos e uma aprendizagem significativa.

 

As alunas Amanda, Eloá e Júlia foram unânimes aos elogios à iniciativa.  “Gostamos muito da experiência de desenvolvimento do jogo, pois, nos fez interagir com a história e com seus personagens. Também nos proporcionou melhor visibilidade sobre a trama. Uma das partes mais interessantes de todo o processo de confecção, foi o fato do grupo ter que ler o livro e a partir daí, tirar as informações necessárias para a construção do jogo”, disseram.

 

A discente Gabriely ressaltou que “quando a nossa professora propôs essa atividade, ficamos animados, pois poderíamos criar nosso próprio jogo usando a criatividade. A parte mais fácil foi escolher o livro que iríamos nos basear para a produção do jogo. Foi uma experiência muito boa para os grupos, deu um pouco de trabalho, mas valeu a pena. Outra parte que gostamos foi ensinar um pouco para outras pessoas sobre o nosso jogo. Gostamos também de brincar com os jogos dos outros grupos que ficaram bem legais”, comentou.

 

“Jogando a criança aprende, constrói, cria, inventa, desenvolve habilidades por meio da interação, além de experimentar e trocar experiências significativas uns com os outros”, explicou a coordenadora de Educação, Rosiani Módolo.

 

O gerente Rodolfo Lentz parabenizou a professora pela iniciativa de incentivar nos alunos o gosto pela leitura e escrita, como parte essencial do aprendizado em sala. “A leitura é realmente importante, pois com os livros aprendemos a falar e escrever corretamente e além disso, nossa escola está formando cidadãos criativos, críticos e éticos, que certamente farão a diferença quando chegarem ao mercado de trabalho”, finalizou.

 


Mais notícias

SESI de Pimenta Bueno promove palestra de conscientização e prevenção à dengue

Simulados de provas são essenciais para os alunos, diz gerente de Educação

SESI Saúde de Cacoal encerra mês da mulher com palestra preventiva

Alunos do SESI-SENAI-IEL de Cacoal participam de evento local