IMPRENSA
13 de November de 2023 - 11h30

A- A A+

DR inicia entrega de kits tecnológicos Indústria 4.0 às unidades SENAI Rondônia

As unidades SENAI CETEM e CEET Lagoa, ambas de Porto Velho, foram as primeiras a receber os kits tecnológicos, advindos de um projeto do Departamento Nacional, que está adotando nas escolas SENAI uma planta denominada Indústria 4.0, composta por quatro módulos que vão atender mais de 29 cursos com simulações de situações reais e soluções de problemas que podem ocorrer em plantas industriais.

 

As demais escolas também receberão os kits. O SENAI de Cacoal a entrega acontece nesta segunda (13) e terça (14). Em Vilhena nos dias 16 e 17, Ji-Paraná, de 20 a 21 e Ariquemes, nos dias 22 e 23 de novembro.

 

De acordo com a analista de Educação, Luana Carine Borges de Souza, responsável pela entrega nas unidades de Porto Velho, “esse momento teve como objetivo apresentar o funcionamento do equipamento em cada unidade e explicar as configurações básicas do equipamento para o funcionamento padrão. Em cada escola será realiza a mesma operação”, explicou.

 

Luana disse ainda que “minha responsabilidade foi acompanhar a entrega técnica, entender o procedimento para caso seja necessário o transporte para outros locais, pois a bancada indústria 4.0 XL4002 exige atenção em relação a logística de transporte ao seu alto grau de nivelamento. No ato da entrega, sempre devemos fazer um relatório técnico.

 

Segundo a analista “os kits vão potencializar o interesse dos alunos em nossos cursos e prepará-los para o mercado de trabalho. Os kits das indústrias 4.0 simulam fielmente o processo de montagem de caixas. Em relação aos nossos instrutores, eles vão dinamizar ainda mais as aulas práticas”, afirmou.

 

Além de Luana, da CEBEP, também participaram instrutores, colaborador TI e Infraestrutura.

 

Para o gerente de Educação Básica e Profissional do SESI-SENAI-IEL-RO, Jair Coelho, a Indústria 4.0 faz a interligação do sistema, tornando-o ciberfísico, colocando o que é analógico para conversar com o que é digital. É absolutamente conectado. Os alunos podem acessar, inclusive dos smartphones as tarefas disponibilizadas pelos instrutores.

 

“Os estudantes já podem simular uma série de problemas que a automação, a mecatrônica, a eletrônica, a microeletrônica e todos esses temas cibernéticos podem acontecer dentro das indústrias, visto que nós sabemos que hoje nenhum segmento industrial pode ficar fora da automação, da TI ou da mecatrônica. Então essa planta com quatro módulos vai percorrer todos esses parâmetros e aumentar a competência tanto dos docentes quanto dos discentes e, por conseguinte, claro, com melhorias da qualidade profissional e do seu perfil para as indústrias e todo o mercado”, ressaltou Coelho.

 

O gerente comentou que foram investimentos acima de 3 milhões de reais nestes kits tecnológicos com o objetivo de trazer um diferencial para os alunos, pois estarão trabalhando no SENAI com experiências educacionais de vanguarda e absorvidas pelas indústrias mais modernas do país.

 


Mais notícias

DR-RO integra ações do evento de abertura da Cultura Digital do SENAI Nacional

Haja vaga! SENAI abre 37,2 mil vagas para cursos gratuitos e pagos

DR-RO participa de Workshop de Resultados Saep 2023 e apresenta boas práticas

Palestras, debates e oficinas integram a 8ª Jornada Pedagógica Nacional de Educação do SENAI