23 de November de 2023 - 08h05

SENAI-RO desponta em primeiro lugar na avaliação do SAEP 2023

Atingindo a nota 8,7 no Sistema de Avaliação de Educação Profissional (SAEP) o Departamento Regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Rondônia (SENAI-RO) ficou em primeiro lugar na classificação superando os demais 26 DRs. A divulgação das médias ocorreu nesta quarta-feira, 22 pelo Departamento Nacional do SENAI. A nota obtida pelo SENAI-RO está acima da meta nacional estipulada em 7,6.

O resultado, considerado excepcional pelo presidente da Federação da Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, é consequência do empenho de todo o corpo de instrutores combinada com a dedicação dos seus alunos. “Mais uma vez o SENAI de Rondônia se destaca frente aos demais. Desde 2020, figuramos entre as primeiras colocações na avaliação nacional”, afirma Thomé. O presidente comemora ainda que o grande beneficiado é a indústria, pois poderá contar com profissionais qualificados e prontos para assumir os desafios do mundo profissional.

As provas do SAEP ocorrem todos os anos, são individuais e divididas em avaliações teóricas e práticas. É uma oportunidade de o aluno mostrar o que aprendeu no decorrer do curso. A avaliação não mira apenas o aluno, considera também a administração, as lideranças, as competências gerais, enfim todos quesitos essenciais e relevantes a uma educação profissional de qualidade. Segundo o gerente de educação básica e profissional do SESI-SENAI-IEL, Jair Coelho, o foco maior é a competência técnica. “Todos são submetidos a situações problemas reais. São propostas situações corriqueiras no mundo laboral para que possam encontrar soluções”, explica.

O diretor regional do SENAI-RO, Alex Santiago pondera que o SAEP não avalia apenas os alunos, mas a qualidade da educação profissional que o SENAI entrega ao mercado. “O SAEP é um programa nacional equivalente ao Enem, porém com foco direcionado às ações da Educação Profissional e Tecnológica”, disse.

Santiago ressalta que o feito é realmente um marco e que merecem méritos as equipes, as lideranças, os instrutores, e também os alunos das unidades. “Quando obtemos um resultado como este, significa dizer que todo o fluxo do processo de aprendizagem é satisfatório e que o aluno sai com o perfil adequado a fazer parte do processo produtivo industrial, em qualquer parte do Brasil”, comemora.

Nesta edição, foram avaliados os alunos das unidades de Porto Velho (CEET e CETEM), Ariquemes, Jaru, Ji-Paraná e Vilhena, dos seguintes cursos: Logística, Eletromecânica, Eletrotécnica, Manutenção Automotiva, Informática, Segurança do Trabalho e Qualidade.