IMPRENSA
30 de November de 2023 - 11h38

A- A A+

Programa de Saúde Ocupacional é tema de palestra para alunos de Segurança do Trabalho, do SENAI de Ji-Paraná

A palestra "Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), ministrada pela enfermeira do Trabalho, Valéria Cristina, da unidade SESI Saúde de Ji-Paraná, teve como público alvo aos alunos da turma do curso técnico de Segurança do Trabalho, do período vespertino, do SENAI. 

Segundo Valéria o PCMSO contempla a definição dos exames ocupacionais a serem realizados com a emissão do respectivo Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) para monitoramento e controle da exposição considerando os riscos ocupacionais identificados e classificados no Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR). 

O documento, comentou a enfermeira, tem caráter de proteção e preservação da saúde de seus empregados em relação aos riscos ocupacionais, sendo aplicado toda vez que a saúde ou a integridade física do trabalhador seja afetada, tanto pelo exercício de suas atividades ou pelas condições do ambiente ao qual ele está exposto.

A profissional ressaltou ainda que "enfermeiro do trabalho é responsável por planejar, programar, orientar e realizar atividades de prevenção de acidentes, doenças ocupacionais, por meio de palestras ou ações educativas tendo assim como o seu principal objetivo assegurar a saúde física, mental e social do trabalhador, evitando danos no curto, médio e a longo prazo", disse.

Valéria também explicou que "este documento será atualizado anualmente e todas às vezes que se fizer necessário, assim como o atestado de saúde ocupacional deverá ser arquivado por um período mínimo de 20 anos após o desligamento dos trabalhadores", afirmou. 

Para a gerente da unidade SENAI de Ji-Paraná, Cintia Aparecida, o Programa constitui uma importante ferramenta, cujo principal objetivo é preservar a saúde dos trabalhadores de uma organização. "O PCMSO ajuda a identificar os riscos presentes no ambiente de trabalho e a implementar medidas de prevenção adequadas. Isso contribui para a redução de acidentes de trabalho, minimizando lesões e danos aos trabalhadores e evitando interrupções nas atividades da empresa", pontuou. 

Ainda conforme Cintia, “é fundamental a participação dos nossos alunos em atividades como esta, pois é a oportunidade de adquirir mais conhecimento, que certamente será útil quando eles estiverem exercendo a profissão para qual está estudando aqui no SENAI”, pontuou. 


Mais notícias

Alunos do SESI-SENAI-IEL de Cacoal participam de evento local

Novo Brasil Mais Produtivo é lançado na FIERO e promete revolucionar a produtividade das micro, pequenas e médias indústrias

SENAI de Ji-Paraná recebe agente de controle de endemias para palestra sobre cuidados contra a dengue

DR-RO integra ações do evento de abertura da Cultura Digital do SENAI Nacional