IMPRENSA
30 de November de 2023 - 12h26

A- A A+

Canal do SENAI DN no Youtube transmite evento Lean Day

O evento Lean Day, que Departamento Nacional do SENAI realiza dia 5 de dezembro, das 14 às 18 horas (horário de Brasília), com transmissão pelo canal SENAI Play, vai apresentar atividades voltadas para a melhoria dos processos educacionais e administrativos, e o fortalecimento da cultura e do pensamento enxuto. Também serão apresentados os projetos vencedores do Prêmio SENAI Top Lean 2023.

 

Abertura da programação vai contar com apresentação do gerente de Educação Profissional e Superior Mateus Simões de Freitas. Em seguida, “Quem é Lean faz ao vivo” nas categorias Maratona Lean; Lean Office e Lean Educacional. No encerramento, será realizada a premiação Escola Top Lean e DR Top Lean. 

 

O Prêmio SENAI Top Lean é uma forma de reconhecimento de projetos exitosos que implementaram a metodologia Lean nos ambientes pedagógicos ou nos processos administrativos, sendo exclusivo a colaboradores (docentes e administrativos) vinculados a uma escola SENAI. Nesta edição, serão contempladas três categorias. Lean Educacional, Office e Projetos de Ganhos Rápidos desenvolvidos na Maratona Lean.

 

O técnico Alexandre Custódio, da Coordenação de Educação SENAI-RO, explica que a submissão de projetos pelos DRs culmina com a realização do evento online Lean Day, que é um encontro nacional para fomentar e debater sobre a metodologia lean no âmbito das escolas do SENAI e divulgar os projetos reconhecidos no Prêmio. Na oportunidade, os responsáveis pelos projetos apresentam as suas iniciativas nacionalmente.

 

Segundo o gerente de Educação Básica e Profissional SESI-SENAI-IEL-RO, Jair Coelho, as propostas do Lean Educacional e do Lean Office visam garantir o aumento da produtividade e a redução de custos nos processos educacionais. "O objetivo é implantar a cultura lean com foco na eliminação de desperdício nos laboratórios e nas secretarias educacionais do SENAI e estamos muito felizes com a participação das nossas unidades".

 

Ainda conforme Coelho, a aplicação do Lean Educacional e Office direciona todo o ecossistema da escola a repensar suas práticas. Desta maneira, direciona os processos educacionais para a inovação e o desenvolvimento de tecnologias, com foco na melhoria contínua da qualidade do aprendizado. Todas essas atividades são realizadas conforme princípios éticos, normas, diretrizes, metodologias e procedimentos do SENAI.


Mais notícias

DR-RO integra ações do evento de abertura da Cultura Digital do SENAI Nacional

Haja vaga! SENAI abre 37,2 mil vagas para cursos gratuitos e pagos

DR-RO participa de Workshop de Resultados Saep 2023 e apresenta boas práticas

Palestras, debates e oficinas integram a 8ª Jornada Pedagógica Nacional de Educação do SENAI