IMPRENSA
04 de December de 2023 - 17h29

A- A A+

Presidente da FIERO fala sobre Bioeconomia e fontes de financiamentos para projetos na Amazônia

A importância do financiamento sustentável nas cadeias de valor e os desafios e oportunidades da bioeconomia brasileira foram temas dos painéis em que o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO) e diretor executivo do Instituto Amazônia+21, Marcelo Thomé, participou nesta segunda-feira, 4, no stand da Confederação Nacional da Industria (CNI), na COP28 em Dubai.


No primeiro painel, Marcelo falou sobre o levantamento feito pelo Observatório Nacional da Indústria, por meio de uma demanda do Instituto Amazônia+21, que identificou mais de R$ 40 bilhões disponíveis em fontes de financiamento para projetos na Amazônia Legal.


Através dessa pesquisa, foi visto que há recursos para financiar bons projetos na Amazônia, mas é preciso conectar esse dinheiro à ideias inovadoras e, por isso, o Instituto Amazônia+21 criou a Facility de Investimentos, que teve seu pré-lançamento durante o painel.


A Facility é uma ponte entre os recursos financeiros disponíveis, sejam públicos ou privados, para financiamento de projetos na Amazônia Legal. Ela conecta investidores, fundos catalíticos, dinheiros filantrópicos e toda a natureza de recursos financeiros disponíveis para financiar atividades empreendedoras, inovadoras e de desenvolvimento sustentável numa lógica de economia verde e de negócios ligados à bieconomia para toda a região amazônica.


“Queremos facilitar a relação entre as potencialidades econômicas sustentáveis presentes na Amazônia Legal brasileira e os tomadores de decisões”, afirmou Marcelo.


Já o painel sobre oportunidades da bioeconomia brasileira, foi um diálogo, sobre os desafios e perspectivas para o desenvolvimento de cadeias produtivas baseadas em bieconomia, considerando as experiências e o potencial do Brasil como país megadiverso.


Marcaram presença nos painéis o presidente da Federação das Indústrias do estado do Pará (FIEPA), Alex Dias; presidente da Federação das Indústrias do Estado do Mato Grosso (FIEMT), Silvio Rangel; presidente-executivo da Associação Brasileira de Bioinovação, Thiago Falda; a gerente de Sustentabilidade da Natura & CO Latam, Fernanda Facchini; Luciana Costa, diretora de Infraestrutura, Transição Energética e Mudança Climática do BNDES; Maria Netto, diretora executiva do Instituto Clima e Sociedade e o Luiz Gabriel Azevedo, diretor geral de Estratégia do BID Invest.


Mais notícias

Novo Brasil Mais Produtivo é lançado na FIERO e promete revolucionar a produtividade das micro, pequenas e médias indústrias

FIERO apoia e parabeniza decreto que visa incremento na oferta de voos para Rondônia

CNI sedia fórum internacional para fortalecer empreendedoras industriais

Corte de 0,5 ponto na Selic é insuficiente, afirma presidente da CNI