04 de March de 2024 - 11h56

SENAI-RO participa de oficina ministrada pela Fapero em parceria com a Finep

A capacitação realizada pela Fundação Rondônia de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e a Pesquisa (Fapero) em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em Porto Velho, contou com a participação do SENAI-RO, representado no evento pela analista de Educação Luana Carine Borges de Souza e a consultora de Soluções em Tecnologia e Inovação (STI) Cleopatra Alves da Silva Caldeira, do SENAI-RO. Também marcaram presença pesquisadores, professores, estudantes, instituições de ensino e pesquisa, ICTs, Startups, empresas e empreendedores.

Tendo como ministrante o gerente regional substituto e analista de Fomento à Inovação da Finep, Kallil Maia, a oficina objetivou capacitar pesquisadores, professores, estudantes, instituições de ensino e pesquisa, além de empreendedores inovadores, para a criação e apresentação de propostas para programas e editais lançados pela Finep.

Durante a capacitação foram abordados temas como o que é a Finep?; Conceitos Importantes para Projetos de Inovação; Ecossistemas de Inovação; Instrumentos de Apoio à Infraestrutura de Pesquisa; Investimento em Participação Acionária; Financiamento para Micro e Pequenas Empresas; Financiamento para Grandes Empresas; Subvenção Econômica; Apoio à estruturação do Sistema Nacional de Inovação e Prática de Elaboração de Projetos.

Luana Carine ressaltou a importância da Finep, que está vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações no Brasil, para a educação pelo fomento à pesquisa em diversos setores e desta forma promovendo a maturidade e desenvolvimento dentro do SENAI. “A Finep tem um papel crucial no desenvolvimento de projetos de pesquisa, inovação e tecnologia, impactando positivamente a educação”, afirmou Luana.

Para Cleópatra, a participação do SENAI-RO contribui para estabelecer conexões e parcerias estratégicas com a Fundação e outros participantes do Ecossistema Local de Inovação, possibilitando o acesso a recursos financeiros e apoio técnico para projetos inovadores desenvolvidos pelo SENAI no estado, mediante parcerias com empresas, startups e outros Institutos de Ciência e Tecnologia.

Ainda segundo a consultora de STI, “estas parcerias fortalecem a posição do SENAI como agente facilitador da inovação e do empreendedorismo na região, promovendo a competitividade da indústria local e contribuindo para o crescimento sustentável de Rondônia”, disse.

Ambas são unânimes sobre relevância da iniciativa por proporcionar conhecimento amplo e detalhado sobre os editais de subvenção econômica, financiamentos e oportunidades oferecidos pela Finep para o desenvolvimento de propostas e projetos sólidos e competitivos para pleitear os recursos disponíveis nos editais recentemente lançados pela Fundação.