IMPRENSA
12 de September de 2023 - 11h15

A- A A+

Alunos do SESI de Pimenta Bueno integram atividades do projeto "Arte do Mosaico na Escola"

Construir conexões criativas mediante a prática da arte do mosaico, uma experiência educacional realizada sob a orientação da dedicada professora Antia Maria de Oliveira, com a participação de uma das turmas do 4° ano, da unidade SESI de Pimenta Bueno. 

Os resultados demonstraram a riqueza do aprendizado através da expressão artística, conforme explicou a docente. "o projeto teve o objetivo de explorar a técnica do mosaico. Os alunos também conheceram a obra da renomada artista Lia Menna Barreto, que serviu como inspiração para suas próprias criações. A partir de uma imagem de uma lagartixa, os estudantes embarcaram em uma jornada artística, explorando sua imaginação e habilidades para criar mosaicos únicos e significativos", ressaltou.

Uma das principais ênfases do projeto, conforme Antia, foi a compreensão da importância da repetição e sequência na arte do mosaico. "Eles aprenderam como cada peça individual contribui para a totalidade da obra, uma lição valiosa sobre trabalho em equipe e interconexão. Esse conhecimento não se limitou apenas à arte, mas se estendeu para outras áreas do currículo, reforçando o valor da consistência e dedicação em todas as disciplinas", disse.

O projeto disponibilizou um mural para a exposição dos trabalhos dos alunos, que usaram papéis coloridos para criar desenhos originais, que mais tarde foram incorporados aos seus mosaicos. Isso deu a cada estudante a oportunidade de adicionar um toque pessoal e único à sua obra de arte, celebrando a individualidade de cada criança.

De acordo com a coordenadora Pedagógica Renata Gaede, disso, o projeto promoveu a comunicação e a interação entre os alunos, que durante as aulas de arte, compartilharam suas experiências da semana, fortalecendo os laços sociais e desenvolvendo habilidades de expressão verbal. 

"A iniciativa da professora proporcionou um momento memorável, quando uma aluna expressou seu amor pela aula de arte, desencadeando uma onda de entusiasmo entre seus colegas. Isso destaca a importância de um ambiente de aprendizado positivo e acolhedor", pontuou.

No ponto de vista do gerente da unidade SESI de Pimenta Bueno, Diógenes Pierre, "a Arte do Mosaico na Escola" é um exemplo inspirador de como a arte pode ser incorporada ao currículo escolar para enriquecer a educação de nossos alunos. 

"O projeto não apenas ensinou habilidades técnicas, mas promoveu valores como criatividade, colaboração, autoexpressão e apreciação pela beleza da arte. Graças ao comprometimento da professora Antia Maria de Oliveira e a curiosidade e dedicação dos alunos, esse projeto se tornou uma experiência educacional verdadeiramente significativa que deixará uma marca duradoura na jornada de aprendizado de todos os envolvidos", finalizou Pierre.


Mais notícias

SESI-SENAI-IEL Lagoa inicia Projeto de Leitura com participação de escritoras rondonienses

Alunos do SESI de Pimenta Bueno participam de aula sobre alimentação saudável

Em data alusiva ao livro infantil, unidades SESI-SENAI-IEL-RO destacam importância da leitura

Alunos SESI-SENAI-IEL Lagoa e SESI Nova Mutum são medalhistas em Olimpíada de Matemática Mirim