IMPRENSA
09 de October de 2023 - 09h59

A- A A+

Rede SESI de educação recebe aprovação do CNE para abertura de novos cursos de EJA

O Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Rede SESI de educação para os níveis Fundamental I e II e Médio, recebeu aprovação da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (CNE). A partir de agora, novas ofertas estarão disponíveis em âmbito nacional. Em Rondônia, a partir do mês de novembro, já está programada a abertura de 80 vagas para a EJA de Ensino Médio, no município de Vilhena.


O curso, totalmente gratuito, será ministrado em atendimento ao Projeto EJA Profissionalizante, na modalidade Ensino à Distância – EAD, que corresponderá a 80% das aulas, e 20% delas, em formato presencial. As inscrições devem começar em novembro, com previsão do início das aulas, para o dia 29 de janeiro de 2024. Nos dias de aulas presenciais, elas serão ministradas das 18h às 22h.


No ato da matrícula, o candidato deverá ter idade mínima de 18 anos e apresentar duas fotos 3x4 atualizadas; carteira de identidade e CPF; histórico escolar original ou comprovante de escolaridade de conclusão do Ensino Fundamental II, e comprovante de residência atualizado com o Código de Endereçamento Postal (CEP) válido.


Para o superintendente do SESI, Alex Santiago, a EJA é uma excelente oportunidade para aqueles que desejam concluir o Ensino Fundamental e/ou Médio em até um ano, com certificação reconhecida em todo o País e ainda adicionada a uma qualificação profissional. “A EJA-SESI busca diminuir a distância entre o estudante e sua escolaridade, e nossos alunos, além de ter a oportunidade de desenvolver competências e habilidades, têm a possibilidade em dar continuidade nos estudos”, ressalta.


Conforme ainda Santiago, orçamentariamente o SESI-RO sempre possui metas previamente estabelecidas, e para o ano de 2024, poderá alcançar 320 novas vagas. O superintendente do SESI reforça que somente uma indústria em Rondônia possui oferta significativa de EJA nos segmentos do Ensino Fundamental e Ensino Médio. “Demais indústrias que necessitam qualificar seus colaboradores poderão participar de editais que serão abertos pelo SESI, lembrando que também oferecemos a modalidade para turmas fechadas”, afirma.


O gerente de educação básica e profissional do SESI-SENAI-IEL, lembrou que recentemente, o SESI, em parceria com o município de Porto Velho, começou uma turma de EJA na unidade SESI-SENAI, Lagoa, para 60 alunos. “Agora, com a justa e oportuna autonomia alcançada junto ao CNE, tomaremos a iniciativa de viabilizarmos novas ofertas, a serem estendidas para as demais cidades rondonienses”, comenta.


Mais notícias

SESI-SENAI-IEL Lagoa inicia Projeto de Leitura com participação de escritoras rondonienses

Alunos do SESI de Pimenta Bueno participam de aula sobre alimentação saudável

Em data alusiva ao livro infantil, unidades SESI-SENAI-IEL-RO destacam importância da leitura

Alunos SESI-SENAI-IEL Lagoa e SESI Nova Mutum são medalhistas em Olimpíada de Matemática Mirim