IMPRENSA
08 de November de 2023 - 12h01

A- A A+

Respeito, diversidade e inclusão são temas de palestra para alunos do 2º ano do SESI de Pimenta Bueno

A palestra ministrada pelos psicólogos Betânia Lima e Luan Jefferson, teve como público alvo alunos do segundo ano da unidade SESI de Pimenta Bueno. A iniciativa teve como objetivo promover a compreensão e o respeito às diferenças, especialmente em relação às pessoas com deficiências.

 

De acordo com a coordenadora de Educação, Renata Gaede, um dos destaques foi a participação do psicólogo Luan, que possui uma deficiência. “Sua presença foi fundamental para que as crianças pudessem observar que, mesmo enfrentando limitações, é possível alcançar seus objetivos. Carismático e comunicativo, o palestrante conquistou a confiança e o interesse de todos”, disse.

 

A coordenadora destacou que durante o encontro, as crianças sentiram-se à vontade e acolhidas pelos dois psicólogos. “A interação entre eles e os alunos foi marcada por momentos divertidos e descontraídos, afirmou.

 

Além disso, foram realizadas dinâmicas que estimularam a reflexão sobre respeito e empatia. As atividades proporcionaram aos alunos uma compreensão mais profunda sobre a importância de aceitar as diferenças e valorizar cada indivíduo.

 

Para o gerente da unidade, Diógenes Pierre, a presença da Betânia Lima e do Luan Jefferson foi extremamente gratificante para toda a comunidade escolar. “A palestra não apenas transmitiu conhecimento, mas também deixou uma mensagem positiva e inspiradora para os alunos do segundo ano”, comentou.

 

Pierre acrescentou que “com essa experiência enriquecedora, os estudantes estão mais conscientes sobre a importância do respeito às diferenças e motivados a cultivar um ambiente inclusivo em sua escola e comunidade”, comentou.

 

Apesar de estarem relacionadas, destacou Pierre, a diversidade e inclusão possuem significados diferentes. A primeira está ligada à construção de ambientes plurais, em que há espaço para todos os perfis profissionais. Já a segunda, diz respeito às medidas práticas que permitem efetivamente a mudança da cultura de uma organização. Segundo um artigo da Harvard Business Review, “diversidade não se sustenta sem inclusão e o conceito de diversidade também está ligado à ideia de equilíbrio”, finalizou.

 

 


Mais notícias

Alunos do SESI de Pimenta Bueno participam de aula sobre alimentação saudável

Em data alusiva ao livro infantil, unidades SESI-SENAI-IEL-RO destacam importância da leitura

Alunos SESI-SENAI-IEL Lagoa e SESI Nova Mutum são medalhistas em Olimpíada de Matemática Mirim

SESI-SENAI-IEL Lagoa realiza formação focada na arte e tecnologia como ferramenta de aprendizagem