16 de November de 2023 - 12h29

SESI Saúde e SENAI de Ji-Paraná participam de curso de Brigada de Incêndio

O curso, é mais uma ação da Gerência de Saúde/Segurança e Promoção da Saúde do SESI-RO, tendo à frente Maria Lúcia da Silva Santos, em cumprimento da Norma Regulamentadora número 14276/2020, que estabelece os requisitos e procedimentos para composição, treinamento e atividades das brigadas de emergência de incêndio, para proteger a vida e o patrimônio, bem como para reduzir as consequências sociais e os danos ao meio ambiente nos casos de princípios de incêndio, e primeiros socorros dentro da empresa.

Com o mesmo dinamismo e profissionalismo demonstrados durante os cursos de Brigada de Incêndio Emergencial, a equipe da Treining Service Cursos e Treinamentos, realizou o treinamento na unidade SESI Saúde e escola SENAI de Ji-Paraná, com a participação de dez colaboradores.

“A coordenadora de Saúde e Segurança do SESI local, Neli Dias, deu o apoio na organização das atividades”, comentou a gerente a unidade SESI/SENAI de Ji-Paraná, Cintia Aparecida Alves. “A carga horária foi de oito horas e os nossos colaboradores aprenderam conhecimentos básicos sobre prevenção, isolamento e extinção de princípios de incêndios, abandono de área, técnicas de primeiros socorros e adequação à legislação e norma específica”, disse.

Cintia ressaltou a importância da iniciativa da Gerência de Saúde/Segurança e Promoção da Saúde do SESI-RO. “É fundamental que saibamos como agir ao ocorrer uma emergência na empresa ou até mesmo em casa, como proceder quando alguém sofre um acidente. Com estes conhecimentos nos sentimos mais qualificados para ajudar a preservar uma vida ou o patrimônio da instituição caso aconteça um sinistro”, comentou.

O conteúdo programático, explicou a enfermeira Valéria da unidade SESI, incluiu primeiros socorros em todos os aspectos para treinar o colaborador para prestar o primeiro atendimento, por exemplo, em casos de crises convulsivas, infarto agudo do miocárdio, que é importante, o uso do desfibrilador. Também o uso dos extintores, classificação do extintor A, B, C e a utilização da mangueira, fiscalização do hidrante, rota de fuga dentre outras ações.

De acordo com os instrutores, o envolvimento ativo de cada um dos participantes contribuiu para a realização de mais um trabalho envolvendo funcionários do SESI e do SENAI. “Eles trabalharam muito bem em equipe e aprenderam rápido os procedimentos. Todos foram excelentes, não apenas na parte teórica, mas na prática também. Seguiram nossas orientações e confiaram nos nossos conhecimentos e experiências”, falou os profissionais.

Conforme Maria Lúcia, o corpo de bombeiro exige que toda a instituição faça anualmente a capacitação ou a reciclagem de alguns colaboradores conforme dimensionamento para tentar inibir o princípio de incêndio. “Depois de Porto Velho e Ariquemes, chegou a vez da unidade de Ji-Paraná de realizar o curso de Brigada de Incêndio Emergencial.  Foram seguidos os mesmos parâmetros, metodologia e dinâmica, ou seja, os colaboradores aprenderam conhecimentos básicos sobre prevenção, isolamento e extinção de princípios de incêndios, abandono de área, técnicas de primeiros socorros, estando os profissionais de saúde e de segurança do trabalho habilitados a capacitar trabalhadores das indústrias e demais empresas”, pontuou a gerente executiva de SSI e Promoção da Saúde do SESI Rondônia.