IMPRENSA
23 de August de 2023 - 10h54

A- A A+

IEL-RO participa de encontro de estagiários promovido pelo Detran

O teatro Guaporé, em Porto Velho, foi o cenário escolhido pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran Rondônia), para a realização do evento “Encontro de Estagiários”, que contou com a participação de representantes do Instituto Euvaldo Lodi de Rondônia e de Goiás.

 

O evento reuniu mais de 140 estagiários de nível médio e superior, lotados nas unidades do Detran em Porto Velho, que participaram presencialmente e 30 estagiários lotados nos municípios de Cacoal, Vilhena, Ji-Paraná, Ouro Preto do Oeste, Jaru, Nova Mamoré, Ariquemes, Buritis e Ministro Andreazza, que assistiram à programação de forma online pela página do Facebook da Coordenadoria de Capacitação e Qualificação de Pessoal do Detran. Estagiários da Secretaria de Finanças (Sefin) também participaram de forma presencial.

 

Para o gerente de Educação Básica e Profissional do SESI-SENAI-IEL-RO, Jair Coelho, “o Dia do Estagiário, é uma data para homenagear àqueles jovens talentos que merecem reconhecimento e oportunidade. O estagiário é um profissional em início de carreira, que têm como desafio conciliar os estudos com o trabalho. O estágio é importante para os discentes, um caminho para o futuro profissional, é um período de aprendizado e experiências”, disse.

 

A programação do evento contou com as palestras “Lei do Estágio” ministrada pela gerente de Desenvolvimento Profissional IEL-GO, Tarciana Nascimento. “O profissional do futuro” com o diretor geral ajunto do Detran-RO, Paulo Higo. Já a psicóloga Amanda Moura abordou o tema “Desafio e oportunidade no mercado de trabalho” e ainda “Autoconhecimento para o desenvolvimento de carreira” com professor de criatividade, Murilo Gun.

 

Sobre a Lei de Estágio nº 11.788/2008, Tarciana ressaltou a importância do estágio, as modalidades, idade para estagiar, deveres e direitos, termo de compromisso, dentre outros. “Sem dúvida alguma, o estágio é primordial para a formação profissional do estudante. É a partir dele que surgem as conquistas para traçar um plano de carreira, facilitando a conquista do tão sonhado lugar no mercado de trabalho profissional”, explicou a palestrante.

 

Representando o IEL-RO, a analista de educação, Thansey Constantino ressaltou que “a entidade recebeu o convite do Detran-RO para prestigiar os palestrantes e homenagear os estagiários com as informações da palestra Lei de Estágio, e com intuito de fortalecer laços com a concedente. O IEL-RO também disponibilizou três kits com brindes variados que foram sorteados aos estagiários”, pontuou.

 

De acordo com Thansey, “a presença do estagiário nas empresas significa seu primeiro contato com o mundo do trabalho e desta forma, o estudante tem a oportunidade de desenvolver suas atividades na área que pretende atuar conforme o curso que está estudando na faculdade”, disse.

 

A analista de educação, Michele Souza, que também representou o IEL-RO comentou que “é extremamente importante fazer com que o estagiário sinta que é relevante, que seu trabalho é significativo e que ele é parte da equipe da concedente. O Encontro de Estagiários serviu exatamente para isso, além de ter sido um momento de muito aprendizado com a palestra sobre a Lei de Estágio, por exemplo, com a gerente de Desenvolvimento de Goiânia, Tarciana, e com o professor Murilo Gun, que trouxe ideias instigantes sobre autoconsciência e desenvolvimento pessoal”.

 

 

 

 


Mais notícias

IEL promove live em comemoração ao Dia do Estagiário

Equipe do IEL-RO participa do evento de "Familiarização com o mundo laboral" no Detran