IMPRENSA
20 de August de 2021 - 08h12

A- A A+

IEL promove live em comemoração ao Dia do Estagiário

“Seja Protagonista da Sua História” foi o tema da live em homenagem ao Dia do Estagiário, realizada quarta-feira, 18, pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL) do Amazonas, via canal no Youtube. O evento teve como mediadora do ciclo de palestras, Loriany Carvalho, do IEL do Amazonas e contou com a participação de estagiários do IEL de Rondônia, Acre, Amazonas, Roraima e Pará.

Três palestras fizeram parte da programação da live. A primeira, ministrada pela administradora, analista comportamental com experiência em gestão de recursos humanos e docência, Cristiane Plácida, que abordou o tema “Competência Socioemocionais para o Mercado de Trabalho”.

Conforme Cristiane, a etapa de estágio é importante para a consolidação de qualquer carreira. “Para construir seu caminho como estagiário, seja humilde para que possa aprender e ensinar, assim como aceitar os desafios e sejam protagonistas de suas vidas”, aconselhou.

O professor e filósofo Raimundo Soares, pós-graduado em Desenvolvimento Organizacional e de Sistemas, ministrou palestra com o tema “A vida e seus estágios – o mundo que a escola não ensina”.

“A palavra estágio vem do latim e quer dizer preparação. E nossa vida não deixa de ser sempre uma preparação e nem mesmo um especialista em qualquer assunto, pode disser que conhece tudo e sabe todas às respostas, pois a inovação realmente não para e é fundamental compreender esta trajetória que se inicia com um estágio”, comentou Soares.

O jornalista e funcionário público Andrés Pascal falou sobre “Perfil Profissional nas Redes Sociais”. Deu dicas de como utilizar melhor o Facebook, Instagram; WhatsApp, LinkedIn, Tik Tok, dicas de como se comportar, por exemplo, evitar expor informações pessoais, cuidados com grupos, comunidades e páginas, preservar sua identidade, cuidado com fotos, opiniões, evitar mentiras no currículo, erros ortográficos, posicionamento político,

Pascal lembra que todos estão conectados o tempo todo e isso proporciona muita exposição e muitas pessoas em busca de evidência compartilham absurdos. “Precisamos nos preocupar também como é fácil perder o emprego através de informações que são divulgadas nas redes sociais e o que devemos evitar para não se prejudicar profissionalmente, por isso é preciso ter cuidado com que se posta e se compartilha e o que se comenta”, alertou o jornalista.

Os estagiários dos setores de Engenharia e de TI, da Federação das Indústrias de Rondônia (FIERO), Ana Laura, João Victor e Gabriella Aguida e Paulo André, respectivamente, foram homenageados e receberam brindes.

Para Paulo André, “no mercado de trabalho a experiência sempre é analisada. Um estágio é fundamental para o desenvolvimento de jovens e adultos que estão iniciando no mercado de trabalho na sua área, não só de diploma se faz um profissional. Hoje, estando na FIERO, afirmo mais ainda essa ideia, onde, trabalho e aprendo com pessoas competentes e experientes que me ajudam no desenvolvimento pessoal e profissional”.

O superintendente do IEL-RO, Alex Santiago parabenizou os estagiários e ressaltou que eles, também são peças fundamentais para o desenvolvimento e crescimento das empresas, que se dedicam ao aprendizado com disposição para fazer e inovar.

 

 

 

 

 



Mais notícias

IEL anuncia cursos gratuitos relevante para estagiários das Instituições parceiras

IEL-RO ministra palestra sobre Estágio na Indústria para acadêmicos da Uniron Sapiens

Conheça a SARA, assistente virtual da FIERO, SESI, SENAI e IEL

IEL-RO recruta e seleciona candidatos para estágio à diversas empresas