IMPRENSA
27 de August de 2021 - 08h35

A- A A+

SESI RO integra evento “Quebrando o Silêncio” realizado em Pimenta Bueno

Coordenado pela equipe pedagógica com a participação de professores, alunos do Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio da unidade SESI-SENAI-IEL de Pimenta Bueno, o evento “Socorro na Família – Quebrando o silêncio”, aconteceu no último dia 23, na quadra poliesportiva e contou com palestras educativas e de orientação ministradas pela professora Joisa Brito e o professor e pastor Gilberto Santana. 

A campanha “Quebrando o Silêncio”, promovida anualmente pela Igreja Adventista do Sétimo Dia em oito países da América do Sul, tem como objetivos conscientizar a população em geral, em particular as crianças, mulheres e idosos sobre a importância de pôr um basta à violência, através do ensino de regras simples e eficazes de prevenção e sobrevivência ao abuso. 

De acordo com Elisangela Góes, do Suporte Pedagógico Educacional, a escola é uma das instituições que compõem a chamada rede de proteção à infância e adolescência. Juntamente com atores de outras áreas, como Saúde e Assistência Social, os profissionais da educação devem zelar pelos direitos da população dessa faixa etária, previstos no Estatuto da Criança e Adolescente (ECA). 

“As crianças e adolescentes não estão frequentando escolas, isso dificulta ainda mais para os professores, por exemplo, identificar situações de violência psicológica, física ou sexual. A escola é uma importante referência para as crianças e muito comumente são as escolas que fazem as notificações de violência contra crianças e adolescentes”, disse Elisangela. 

Segundo relatório da organização não governamental (ONG) World Vision, até 85 milhões de crianças e adolescentes, entre 2 e 17 anos, poderão se somar às vítimas de violência física, emocional e sexual em todo o mundo em função do isolamento social decorrente da pandemia de Covid-19. É preciso haver a consciência de que somos corresponsáveis pelo bem-estar de quem está perto de nós, sobretudo, de nossa família. E é fazendo a lição de casa que começa o processo de transformação, pois a família é a base da sociedade. O lar é o primeiro e mais importante espaço de socialização dos filhos.

“É ali que eles aprendem, por meio do diálogo e da formação de um vínculo de confiança, a desenvolver habilidades para viver em sociedade como adultos que respeitam o próximo”, afirma a coordenadora pedagógica Renata Christyna Gaede. “Vale lembrar ainda que outros atores sociais são importantes para a formação desses cidadãos: as instituições educacionais e religiosas, por exemplo. Por isso, quando família, escola e igreja se unem em torno do mesmo propósito, aumentam as chances de algo positivo acontecer”, argumenta.  

No ponto de vista do gerente da unidade SESI-SENAI-IEL de Pimenta Bueno, Diógenes Pierre, por causa da pandemia, o distanciamento social precisou ser adotado como principal estratégia de redução da transmissão do novo Coronavírus. Um dos efeitos colaterais dessa medida foi a maior incidência de problemas emocionais, como medo, ansiedade e estresse, que já afligiam a sociedade de maneira geral, mas que têm se tornado mais intensos em muitas famílias. Infelizmente, esses efeitos emocionais não foram o único desdobramento da crise sanitária atual. 

Ainda segundo Pierre, as estatísticas revelam outra pandemia, mais silenciosa ou silenciada, é verdade, mas que precisa ser igualmente enfrentada. “Falo da violência praticada em casa contra grupos vulneráveis, como crianças, mulheres e idosos. Esse drama social se agravou em função do confinamento, pois colocou agressores e vítimas para conviver por mais tempo debaixo do mesmo teto”. 

O gerente acrescenta que “o evento foi realizado com o objetivo de alertar nossos estudantes sobre a violência doméstica. Não podemos esquecer aqueles que estão em situação de maior vulnerabilidade. Ajudar a proteger crianças, adolescentes, mulheres e idosos contra a violência doméstica tem sido o objetivo dessa campanha da Igreja Adventista do Sétimo juntamente com o SESI-SENAI neste ano de 2021”, finalizou.



Mais notícias

SESI Saúde de Cacoal encerra mês da mulher com palestra preventiva

Alunos do SESI-SENAI-IEL de Cacoal participam de evento local

SESI Saúde de Cacoal integra Primeira Conferência de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável

SESI-SENAI-IEL Lagoa e SESI Nova Mutum promovem capacitação focada em adaptação e inclusão