10 de September de 2021 - 11h31

SESI-RO lança edital de vagas gratuitas nesta segunda e SENAI-RO, dia 27

O Serviço Social da Indústria de Rondônia (SESI-RO) lança nesta segunda-feira, 13, o edital de gratuidade regulamentar disponibilizando mais de 300 vagas para o Ensino Fundamental 1 e 2 e Novo Ensino Médio nas unidades SESI de Porto Velho, Cacoal e Vilhena. As vagas são direcionadas à comunidade de baixa renda.

Conforme o coordenador de Educação Básica e Profissional do SESI-SENAI-IEL-RO, Jair Coelho, esta é uma recorrência anual realizada pelo SESI para cumprir a cota de gratuidade. “O edital de gratuidade beneficia jovens oriundos de família de baixa renda e de escolas públicas, com idades compatíveis com a série na qual serão matriculados por ordem de inscrição, que se encerra dia 08 de outubro”, explica.

Já no dia 27 de setembro, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Rondônia (SENAI-RO) lança edital de vagas gratuitas para a educação profissional. São cursos de qualificação com duração de seis meses e o único requisito exigido é que os interessados estejam cursando, no mínimo, o nono ano do Ensino Fundamental. As inscrições encerram dia 15 de outubro deste ano.

Também serão ofertadas vagas gratuitas para cursos técnicos – tendo como pré-requisito que o aluno esteja no segundo ano do Ensino Médio. “Estas vagas somadas ultrapassam mais de duas mil para todo o estado de Rondônia”, afirma Coelho. “Seja na área da mecânica, elétrica, refrigeração, solda, madeira imobiliário, informática, alimentos, o aluno vai sair qualificado como profissional destas e de outras áreas”, garante.

O SENAI conta com duas unidades em Porto Velho, uma em Ariquemes, Ji-Paraná, Jaru, Cacoal, Rolim de Moura e em Vilhena. “Então, jovens com idade entre 14 e 23 anos e onze meses e escolaridade a partir do nono ano, é fundamental que não percam esta chance, independente de trabalhar naquela profissão na qual se qualificou, vai lhe ajudar toda a sua vida em qualquer ramo escolhido para atuar profissionalmente”, disse Coelho.

O canal principal para acessar e conhecer todos os cursos e os editais, são os portais SESI e SENAI.

O superintendente do SESI-RO e diretor regional do SENAI-RO, Alex Santiago ressalta que em recente pesquisa realizada pelo Departamento Nacional do SENAI e Confederação Nacional da Indústria (CNI), a empregabilidade dos egressos dos cursos do SENAI está acima de 80 por cento.

Santiago lembra que o lançamento dos editais de gratuidade do SESI e SENAI constituem excelentes oportunidades para as famílias matricularem seus filhos numa escola que vai formá-los na educação básica e educação profissional através do Novo Ensino Médio (NEM), que SESI e SENAI de Rondônia já adotaram desde 2019.

“Deixo aqui uma reflexão sobre o principal ganho de estudar, que é a transformação, porque o conhecimento adquirido sempre é transformador. Os cursos do SESI e SENAI fortalecem a formação preparando os alunos com os conhecimentos fundamentais para alargar os horizontes, desta maneira percebendo as melhores oportunidades. Ele estará capacitado para concorrer quando estas oportunidades surgirem no mercado de trabalhado. SESI e SENAI também estimulam o empreendedorismo nos seus alunos, caso optem por abrir sua própria empresa, ao final do curso”, finalizou Santiago.