01 de September de 2021 - 15h15

Inscrições para o prêmio Samuel Benchimol seguem abertas até dia 19

Estão abertas até o próximo dia 19, as inscrições para o Prêmio Professor Samuel Benchimol, iniciativa que tem por objetivo reconhecer iniciativas e trajetórias pioneiras à compreensão da Amazônia e propor novos caminhos para o desenvolvimento sustentável da região. A Federação das Indústria do Estado de Rondônia (FIERO) apoia a ação, principalmente porque a agenda do meio ambiente e da sustentabilidade da região Amazônica é uma das bandeiras da entidade rondoniense.

De acordo com o curador do prêmio, professor José Rincón Ferreira, o concurso está dividido em duas categorias: a primeira contempla trabalhos economicamente viáveis, ecologicamente adequados, politicamente equilibrados e socialmente justos, intitulada Projetos de Desenvolvimento Sustentável na Região Amazônica, e a segunda homenageia personalidade do meio empresarial ou acadêmico, que se destacou em prol do desenvolvimento sustentável na região, intitulada Personalidades dedicadas ao Desenvolvimento Sustentável da Região Amazônica.

O professor Rincón mencionou também, o Prêmio Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente, e que contempla duas naturezas de premiação: a primeira cujo objetivo é revelar o potencial de transformação da Região Amazônica por meio de conceitos e práticas de Economia Criativa, Economia Verde ou Agroecologia e Produção Orgânica, intitulada Iniciativa de Desenvolvimento Local (IDL). A segunda categoria de premiação é honorífica, abrangendo duas distinções: o reconhecimento de Empresas (Empresa na Amazônia) e de Microempreendedores de Sucesso na Amazônia (Prêmio Florescer).

As propostas podem ser apresentadas por pessoas de todas as ocupações, de qualquer parte do Brasil e do exterior, desde que estejam diretamente relacionadas formalmente com o desenvolvimento da Região Amazônica. O valor das premiações, exceto as honoríficas, é de R$ 180.000,00 no total. Os interessados em inscrever seus trabalhos podem acessar o portal Prêmios da Amazônia.