12 de August de 2021 - 18h36

Espaço físico da Unidade do SENAI em Rolim de Moura poderá comportar campus do IFRO

Ocupar o espaço físico do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) no município de Rolim de Moura, para oferecer cursos universitários do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) para munícipes daquela região. Com esse propósito, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu a deputada federal Jaqueline Cassol, nesta quarta-feira, 11.

A reunião, que aconteceu na Casa da Indústria, em Porto Velho contou com a participação, do diretor regional do SENAI, Alex Santiago, do superintendente da FIERO, Gilberto Baptista e do superintendente regional do Trabalho em Rondônia e conselheiro do SESI, Jânio Fernandes de Sousa. De acordo com a deputada federal, a região da zona da mata congrega diversos municípios e seria de grande importância a instalação de um campus do IFRO para atender a demanda por cursos.

Ao sinalizar positivamente a possibilidade de parceria, o presidente da FIERO ressaltou que o intuito é contribuir para que o município continue atendendo sua população com educação de qualidade. Marcelo Thomé aproveitou para explicar que, com as plataformas adotadas pelo SENAI que permite a qualificação pela modalidade à distância, a região não ficará desassistida em suas demandas por formação profissional. “Com nosso ensino EAD conseguimos atender um número maior de alunos, sem a necessidade de ocuparmos todo o espaço do prédio do SENAI. Além do mais, nossos programas são alicerçados com uso de kits didáticos para a realização de aulas práticas”, afirmou.

Em um rápido balanço, Marcelo Thomé apresentou alguns números à parlamentar. Nos últimos três anos, a Unidade do SENAI de Rolim de Moura capacitou 597 alunos. Em recente pesquisa realizada pelo Departamento Nacional, o SENAI de Rondônia se destaca no quesito empregabilidade. “Atingimos a marca de 94% dos nossos egressos inseridos no mercado de trabalho em suas áreas de formação”, registrou.

Amazônia+21

Ao final da reunião, o presidente da entregou à deputada o relatório final do Fórum Mundial Amazônia+21, afirmando que, a partir do evento realizado em novembro de 2020 em conjunto com a Prefeitura de Porto Velho, através da Agência de Desenvolvimento de Porto Velho (ADPVH), mantém um diálogo permanente com diversos atores locais e nacionais sobre o desenvolvimento sustentável da Amazônia.